quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dinheiro X Popularidade

Texto que escrevi para o jornal de minha escola, Espalhafato, e pelo qual tirei nota máxima (ok, informação desnecessária). Sei que é um assunto batido e todo cinéfilo já sabe disso, mas como as pessoas da minha escola não são cinéfilas... Então, publicarei aqui na íntegra, usando até as mesmas imagens que utilizei na matéria original.
-----------------------------------------------


Dinheiro X Popularidade

"Avatar" é o filme de maior bilheteria, mas não foi o mais visto nos cinemas

Quando se fala de filmes com grandes bilheterias, já nos vem à cabeça os megassucessos Avatar e Titanic, de James Cameron, que até hoje foram os filmes mais rentáveis do cinema. Porém, um dos maiores erros que a maioria das pessoas cometem é associar dinheiro com "filme mais visto". Pode não parecer, mas esse termos não designam a mesma coisa.

Antes, vamos separá-los. Os "filmes mais vistos no cinema", usando a lógica, são os que arrastaram um público maior para as salas de cinema enquanto estavam em cartaz. "Filmes de maior bilheteria" são, enfim, os que mais lucraram, o que leva em conta também a "inflação" que ocorre quando o preço do ingresso é mais caro. Os exemplos mais comuns hoje em dia são o uso do 3D, o IMAX e outras atrações que fazem com que o filme arrecade muito mais dinheiro. Há também aquela tal de pirataria, que existe há pouco tempo. Uma das maiores culpadas por esse erro tão comum entre as pessoas é a ambiciosa Hollywood, que não leva em conta e não divulga o número de pessoas que foi ver o filme, e sim o dinheiro - para eles, é o que importa. E, em nossa mente, uma coisa leva à outra. Logo, Avatar foi o filme que mais lucrou, mas não o mais assistido. "Isso é o que acontece quando as pessoas só absorvem aquilo que a mídia lhes passa e não se interessam em saber mais sobre o assunto", diz Andrea Alves Batista, do 2ºG.
Mas, então, qual é o filme mais visto no cinema? Esse posto, dado erroneamente a Avatar, pertence ao clássico filme "... E o Vento Levou", dirigido por Victor Fleming em 1939. Possuindo quase quatro horas de duração, foi um fenômeno que conquistou oito oscars (incluindo o de melhor filme) e imortalizou sua protagonista, Vivien Leigh, como a inesquecível personagem Scarlett O'Hara.

Sim, mais pessoas viram esse romance indubitavelmente longo chamado "... E o Vento Levou" do que esse filme-pipoca de visual idolotado intitulado "Avatar".

O segundo filme mais apreciado na tela grande foi o blockbuster "E.T. - O Extra-terrestre", de Steven Spielberg. Prouzido em 1982, arrancou muitas lágrimas dos espectadores e é famoso até hoje.

Ocupando a terceira posição, temos o musical de 1965 "A Noviça Rebelde". Com quase três horas de duração, levou também o oscar de melhor filme e é considerado até hoje um dos filmes mais populares e agradáveis para se ver com a família.

"Titanic", até há pouco tempo a maior bilheteria, se encaixa na sexta posição da lista. Entre os dez primeiros, também se encontram "O Exorcista" (1973), "Tubarão" (1975), "Doutor Jivago" (1965) e "Branca de Neve e os Sete Anões" (1937), da Disney.
Victor Tanaka
espalhafato@globo.com
-----------------------------------------------

NOTA: Uma das regras para a escrita da matéria: era obrigatório colocar a opinião de alguém da minha escola (já que o jornal é de lá) dando a opinião sobre o assunto. Porém, como eu estava com pressa e não deu tempo de perguntar a ninguém, inventei uma opinião (localizada no desfecho do 2º parágrafo) e coloquei o nome da minha amiga Andrea no final - com seu consentimento, é claro. (:

Nenhum comentário: