domingo, 23 de maio de 2010

A obscuridade de Coraline


Coraline poderia ter sido dirigido por Tim Burton. Ele é um diretor que adora filmes obscuros e extravagantes. Minha definição de Coraline é a de que é o filme mais enganador de 2009, porque enquanto seu visual nos dá a impressão de ser um filme bonitinho de inocente, traz um conteúdo rico em bizarrices e até já foi comparada com Alice.

O visual, a trama e os personagens são alguns dos fatores que fazem este filme parecer uma animação de terror (o que não falta muito, pois pode até assustar os pequenos), mas o que mais contribui para que o resultado seja uma obra esquisita é, provavelmente, a sombria trilha sonora.

A trilha sonora, que por muitos é considerada apenas uma musiquinha de elevador nos fundos, do filme para distrair que está assistindo, não devemos nos esquecer, é um dos maiores criadores do clima, e que aqui cria um totalmente assustador e excêntrico. Vejam abaixo algumas das faixas de mais destaque da trilha sonora de Coraline.

Exploration
Essa faixa é linda. Aprendi a tocar no piano (vi o video no YouTube e como não tenho um instrumento, toco por um piano virtual que achei na Internet u_u). Possui um ritmo macio, com uma voz "diferente", cantando que faz parecer uma música parcialmente angelical e agradável. Irresistível! 



Other Father Song
Uma canção que foi até inscrita ao Oscar na categoria (não foi indicada), é uma música curtíssima de trinta e poucos segundos, bem animada e criativa, cantada pelo Outro Pai da personagem. A cena é talvez uma das mais interessantes do filme, pois mostra o quanto os personagens são manipuladores em relação à personagem.




End Credits
Uma das coisas mais obscuras e sombrias que já vi. Tudo o que foi descrito no começo da postagem está presente aqui. Sem mais comentários. '-'





Não julguem um filme pelo seu visual. É meu lema. ;)

Um comentário:

RoDolFo disse...

belo post...e a maneira como o filme usa o silencio é tbm algo interessantíssimo...

é um bom filme...pena que toda a criatividade da primeira hora, desapareça nos ultimos 40 minutos, e comprometa o resultado final =/=/=/...