sexta-feira, 4 de junho de 2010

Meu Top 7 Nazismo

Estava numa discussão ontem com alguns amigos cinéfilos sobre filmes que abordam o tema nazismo. Há diversos filmes assim, porém eu vi poucos. Confira abaixo minha lista:

1 - A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965)
com Julie Andrews, Christopher Plummer, Eleanor Parker e Peggy Wood
Meu filme preferido, logo meu filme preferido sobre o nazismo. Sim, para quem não sabe, esse filme doce e inocente também fala sobre o tema nazismo, e é esse tema que faz a segunda parte e o final do filme se movimentarem. O filme foi obviamente baseado numa história real, então concluímos que Maria Von Trapp, o Capitão George Von Trapp e seus sete filhos tiveram mesmo que fugir da polícia alemã.

2 - O Grande Ditador (The Great Dictator, 1940)
com Charles Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie e Billy Gilbert
Por coincidência, meu segundo filme preferido sobre o nazismo também é meu segundo filme preferido de todos os tempos. Acho que gosto mesmo de filmes sobre o tema, hahaha. Pois bem, o filme é muito corajoso, pois é uma sátira descarada sobre o tema e Adolf Hitler (o personagem Adenoid Hynkel, inventado e interpretado com maestria por Charles Chaplin é um dos elementos mais geniais do cinema) e garante ótimas risadas. Minha comédia preferida.
OBS: Boatos dizem que era o filme preferido de Hitler, hihihi.

3 - A Vida é Bela (La Vita è Bella, 1997)
com Roberto Benigni, Nicoletta Braschi, Giorgino Cantarini e Marisa Paredes
Amo essa comédia-dramática-romântica que mostra o Nazismo agindo na Itália. Assim como em A Noviça Rebelde, o Nazismo só começa ser mostrado a partir da "segunda parte", enquanto a primeira é mais uma comédia-romântica. E esse também é muito genial, pois mostra o horror do Holocausto sob os olhos de uma criança graças ao seu pai, ou seja, um jogo divertidíssimo e que existe muitas estratégias para alcançar os 1.000 pontos, que garantem o vencedor.

4 - Casablanca (1942)
com Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Claude Rains e Conrad Veidt

Considerado por muitos o maior romance da história do cinema (eu não acho tanto, mas é um romance grandioso), este aqui também fala sobre o Nazismo, pois graças a ele a história toda acontece. E mesmo eu não tendo lembrado disso e alguém ter que me recordar deste pequeno detalhe, não hesitei em colocá-lo na lista, afinal este é um filme maravilhoso, com atuações excelentes, frases marcantes e de uma ironia tamanha. E mesmo que o Nazismo não tenha uma grande participação aqui, é importante para que a história aconteça e nós tenhamos o prazer de vê-lo.

5 - O Pianista (The Pianist, 2002)
com Adrien Brody, Thomas Kretschmann, Emilia Fox e Ed Stoppard
Quase concordo com os críticos que disseram que esse é o melhor filme que retrata o tema Nazismo. Forte, triste, maravilhosamente dirigido e encantadoramente interpretado por Adrien Brody (que aqui faz um papel espetacular), o filme é realmente sensacional! A tensão e o clima assustador torna tudo ainda mais interessante.

6 - Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds, 2009)
com Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz e Eli Roth
Um filme de Quentin Tarantino injustiçado neste ano, conseguiu o feito de fazer Brad Pitt se sair bem em um papel, o que só por isso já merece todo o nosso apoio. Me disseram que é uma sátira também. Bom, eu não concordo diretamente com essa afirmação, mas o que importa? Sátira ou não, o que importa é que é um filme com mais de duas horas que passam voando num foguete, de tanto que nos diverte e nos intrete com sua história bem feita e cuidadosa.

7 - O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas, 2008)
com Asa Butterfield, Vera Farmiga, David Thewlis e Amber Beattie
 Está aqui por falta de opção. Não que eu não goste, mas é que os filmes anteriores são maravilhosos, grandiosos e merecem todo o nosso louvor. Este aqui é apenas bom, e garanto que não entraria aqui se houvesse mais filmes como os anteriores. Este filme é bom? Sim. Apenas isso. É bonitinho até. David Thewlis tenta fazer um bom trabalho, mas não dá certo. Garanto que o livro é melhor que este roteiro que deixa muito a desejar. A amizade dos garotos não é o que há de melhor. Este posto fica para o final, nada menos que perturbador.

Comecei a ver A Lista de Schindler ontem. Vi uma hora e vi outra hora hoje. Mais tarde eu termino. É muito comprido e não consigo ver tudo de uma vez. Mas tudo o que já pude ver é ótimo. Só espera que nessa última hora do filme sua qualidade não caia.

Espero que tenham gostado desta lista que retrata filmes maravilhosos com temas horrorosos (no bom sentido).

UPDATE (13/07/11)


1 - A Noviça Rebelde
2 - O Grande Ditador
3 - A Vida é Bela
4 - Casablanca
5 - O Pianista
6- Bastardos Inglórios
7 - A Lista de Schindler

7 comentários:

Gian Le Fou disse...

Engraçado colocar A Noviça Rebelde em primeiro dentro de um tema tão pesado, hehe. Mas gostei do top!

=)

Andinhu disse...

Tanaka eu nao acredito que eu li aquilo sobre a lista de Schindler!!! Arghhhh....Tu vai ver esse filme inteiro. Runn...tirando isso a lista tá bom. O Guri do Pijama listrado é um bom filme. A vida é bela é maravilhosoe Casablanca tbm, Bastardos tbm. heheheheheh,

Kley disse...

Victor, vou chamar o pelotão pra você. Fez um top nazismo sem ter visto antes A Lista de Schindler. Mas seu top tá muito bom, por isso você vai escapar do pelotão. Rsrs. Valeu!

Victor Bruno disse...

Só num mundo com o Tanaka que A Noviça Rebelde ficaria em primeiro num top sobre nazismo.

Victor Tanaka disse...

Pois é, hahahaha.
Mas fazer o quê, né? (:

Hahaha, obrigado gente. \o

Unknown disse...

Um grande filme sobre o nazismo é o Anjo Azul. Se não viu recomendo. :D

Victor Tanaka disse...

Já vi, haha.
Mas a lista eu tinha feito bem antes. T.T