quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O provável segundo filme que mais vi na vida


Bom, acho que todo brasileiro que se preze já ouviu falar do seriado de sucesso dos anos 1990 Castelo Rá-Tim-Bum, clássico da emissora TV Cultura. As aventuras de Nino, um aprendiz de 300 anos, conquistaram milhões de crianças - e eu fui uma delas. Eu era simplesmente fascinado por esse seriado quando era criança.

Castelo Rá-Tim-Bum - O Filme, de 1999, dirigido também por Cao Hamburguer, além de ter sido o primeiro filme que vi no cinema, foi provavelmente o segundo filme que mais vi na minha vida (O Rei Leão ainda é insuperável).

Anos se passaram e, acreditem, eu ainda gosto muito do filme. E, pode ser exagero, mas considero esse o filme brasileiro com a melhor direção de arte já vista. Para aqueles que reclamam que os filmes brasileiros só retratam as favelas e o nordeste, aqui está um deleite para nossos olhos - um filme com efeitos visuais incríveis e uma direção de arte belíssima, e é, provavelmente, o filme que mais se parece (visualmente) com as grandes produções hollywoodianas.

Mesmo tendo mudado grande parte do seriado, para mim algumas trocas funcionaram (como a mudança do teor educativo para o narrativo), mas a terrível diferença dos comportamentos dos personagens aqui incomoda bastante.

Trailer


 E, vejam só, o filme não é bonito só visualmente, como também sonoramente. (:
Um exemplo é a deliciosamente sombria Opera Arepó, a música-tema do filme.


É isso aí. Clássico da minha infância. (:

Nenhum comentário: