terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Você Sabia?: A música de A Bela Adormecida é mais velha do que a gente pensava!

'Foi você o sonho bonito que eu sonhei...'


Quem já assistiu ao filme A Bela Adormecida, clássico da Walt Disney de 1959, certamente lembra-se desta música inesquecível.
O que quase ninguém sabe, porém, é que, ao contrário dos demais musicais da Disney, Once Upon a Dream não é uma música original - o que significa que ela não foi composta propriamente para o filme.
Quem prestar bastante atenção nas cenas do baile de Em Busca do Ouro (de Charles Chaplin, 1925), por exemplo, conseguirá identificar sua poética melodia ao fundo.
De onde vem essa música, afinal?

Ela foi composta por ninguém ninguém menos que Tchaikovsky e faz parte de seu balé Sleeping Beauty. Sua performance foi feita, pela primeira vez, em 1890 - ou seja, a música é mais velha do que andar para frente.

Tchaikovsky é conhecido por compor também outros balés cujas melodias se tornaram imortais no imaginário público, como O Quebra-Nozes e O Lago dos Cisnes.

O VIDEO ABAIXO APRESENTA A SEGUNDA PARTE (DE UM TOTAL DE CINCO PARTES) DO BALÉ DE TCHAIKOVSKY, E LOGO NO COMEÇO (mais precisamente, aos 0:32 segundos de video), É POSSÍVEL OUVIR A MELODIA DA MÚSICA EM QUESTÃO.

Nenhum comentário: