sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Brüno

Depois de ver Borat, sabia que algo impróprio para algumas pessoas estaria presente em Brüno. Mas... eu me surpreendi. Tinha mais do que eu imaginava. Uma comédia crítica e descarada que a maioria das pessoas classificará como "um lixo", mas por causa do estilo extravagante e anormal de Sacha Baron Cohen.

Na verdade, Brüno não é uma comédia bonitinha e politicamente correta como, por exemplo, Entrando Numa Fria, O Diabo Veste Prada, A Proposta ou Minhas Adoráveis Ex-Namoradas. O humor de Baron Cohen é mais sarcástico que os outros, mais absurdo, esquisito e polêmico. Uma das características marantes de Cohen é o improviso. Em muitas cenas, podemos ver que ele não fala coisas que decorou ou faz coisas ensaiadas. Ele improvisa muito. E isso por causa de outra característica de suas comédias, a mais importante de todas:

Muitas cenas de seus filmes não são todas planejadas, ensaiadas, decoradas e elaboradas. Muitas vees, Cohen conversa com pessoas que não sabem que estão fazendo parte de um filme, e reagem com muita estranheza ao jeito de seus personagens. É como aquelas pegadinhas de televisão, em que as pessoas estão sendo vítimas de uma brincadeira, mas não sabem que estão sendo gravadas. Assim é com o filme. Por isso, o improviso de Cohen, pois ele tem uma única chance de gravar a cena.

Por exemplo: em Borat, Cohen, na última cena (SPOILERS!!!) sequestra a atriz Pamela Anderson. Isso aconteceu de verdade, durante sua sessão de autógrafos de um livro. Podemos ver que o espanto de verdade dela e os guardas correndo enlouquecidos atrás dele. Isso por causa do estilo de comédia do humorista Sacha Baron Cohen.

Brüno não é um filme para ser visto por quem quer assistir uma comédia romântica ou - como eu já disse - algo mais leve, mais de bem com a vida. Portanto, quem for ver, deve já estar preparado para o humor ácido e super pesado - e por que não "negro"? - do ator e roteirista. E deve estar preparado também para o descaramento de Cohen. Mas, fora isso, uma comédia realmente engraçada (para quem realmente entender seu tom sarcástico e irônico) e que pode se tornar facilmente uma das melhores dos últimos tempos.

"Nem sempre as pessoas vão entregar aos outros as coisas já mastigadas e prontos para serem engolidas". O mesmo acontece com as piadas já prontas. Portanto, essa é a frase que todos devem pensar antes de ver o filme.

Nenhum comentário: