segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Top Natalino (2009)

Com a chegada da minha data preferida do ano, decidi fazer meu top de Natal, contendo meus filmes natalinos preferidos.

TOP NATALINO

1 - A Felicidade Não Se Compra
Como toda lista de Natal que se preze, não podia faltar essa obra-prima do cinema, que é também meu filme preferido (e o único que quase me fez chorar, porque nunca chorei num filme). A história de George Bailey emociona muito e é deliciosa de acompanhar. Com uma mensagem que, após 40 anos, continua viva em nossas memórias, considero esse o melhor filme de Natal existente - dizem que os americanos são quase obrigados a ver esse filme todo Natal, pois sempre é exibido na televisão de lá.

2 - De Ilusão Também Se Vive ou Milagre na Rua 34
Lançado no Brasil com dois títulos, esse foi o filme original que deu origem à Milagre na Rua 34, com Mara Wilson, nos anos 90. Por isso, eu, particularmente, gosto de usar o primeiro título, pois o segundo pode acabar confundir os outros com a refilmagem. E isso não é nada bom, pois esse clássico com Edmund Gwenn, Maureen O'Hara e John Payne é mil vezes melhor que sua refilmagem. A história de Kris Kringle, tentando provar para todos que é o verdadeiro Papai Noel é mágica! Um clássico que não deve nunca ser esquecido.

3 - Adorável Avarento
Uma das inúmeras adaptações do clássico conto de Charles Dickens para o cinema, esse é meu preferido. Na verdade, foi o único que vi (a versão do Zorra Total nem Minhas Adoráveis Ex-Namoradas não contam). Mas, mesmo assim, é ótimo. A história de Charles Dickens é mais que conhecida (um avarento que só pensa em dinheiro e odeia o Natal, até que na véspera do grande dia, recebe a visita de três espiritos natalinos, que o levam para o passado, presente e futuro a fim de fazê-lo refletir sobre sua vida, seus atos e consequências) e aqui vemos o porquê. É um filme maravilhoso!

4 - O Estranho Mundo de Jack
Com uma história macabra (vindo de Tim Burton, não podia ser outra coisa), conhecemos aqui um novo mundo, o Mundo do Halloween. E se o Natal fosse como o Halloween? Com personagens maravilhosos e canções incríveis, The Nightmare Before Christmas (gosto do título original, é mais chocante) é um dos melhores filmes natalinos que eu já vi. Clássico! Clássico! Clássico!

5 - O Grinch
Agora sei que muitos já vão fechar esta janela porque não querem ver o resto, seja porque não gostam do filme, ou do Jim Carrey, ou porquê não gostam de mim mesmo. Sei que muitos odeiam esse, porque é cheio de defeitos, com péssimas atuações, e em certo ponto eu concordo, mas... fazer o quê? Acho-o irresistível! O Grinch, que detesta essa data e decide "roubar o Natal" da cidade de Quemlândia, é um dos melhores personagens natalinos. E, mesmo sabendo que é uma péssima atriz, confesso que tenho uma grande consideração por Christine Baranski.


Nenhum comentário: