sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A Face do Führer

Confesso que fiquei abismado depois que vi "A Face do Führer", curta-metragem protagonizado pelo Pato Donald e produzido pela Walt Disney em 1942, em plena Segunda Guerra Mundial. Por parte, foi pelo conteúdo, por conter uma crítica a um assunto adulto e - talvez - impróprio para crianças. Mas o principal foi pela coragem do estúdio.

Imagino se Adolf Hitler tivesse visto este curta. A saudação "Heil Hitler" é dita, segundo a Wikipedia, mais de trinta vezes ao longo dos oito minutos. E o filme traz uma crítica que, quando vista por um ângulo, muito forte, muito quem sabe poderia causar um ataque aos Estados Unidos?

Pois bem, a crítica do filme é tão corajosa e tão descarada, tão visível e tão provocante, que no final (SPOILERS!) o Pato Donald, ao acordar do sonho, diz a frase "Como é bom ser um cidadão dos Estados Unidos da América", e com direito a um tomate na cara de Hitler.

A cena em que o Pato Donald está trabalhando numa fábrica alemã e sauda cada retrato do general nazista (como mostra a imagem ao lado), mostrando de forma absurda a exploração submetida aos empregados é a parte mais engraçada do filme, se tornando, como já me disseram, o destaque do filme, e eu assino embaixo.

Essa coragem, determinação e descaramento foram, além das outras qualidades, os principais pontos que me fizeram gostar deste pequeno clássico da Disney, que aqui mostra um lado mais maduro e cara-de-pau.

VICTOR TANAKA

Nenhum comentário: