terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A Christmas Carol

Vamos fazer um jogo. Eu darei a sinopse e alguém tentará responder que filme é. Preparados? Valendo!

Ebenezer Scrooge era um velho ranzinza e sovina que odiava o Natal. Na véspera desta data, recebe, em sua casa, a visita de três Fantasmas do Natal, que o levarão a uma fantástica aventura pelo passado, presente e futuro, fazendo-lhe se arrepender de suas crueldades e corrigir seus erros enquanto ainda há tempo.
Pergunta: Que filme é esse?
- Os Fantasmas de Scrooge!
- Mentira! É "Adorável Avarento".
- Os dois estão errados. O certo é O Conto de Natal do Mickey!
- Não, não. Esse filme se chama "Scrooge".

Bom, e se eu disser que são todos?
A Christmas Carol (que aqui no Brasil já recebeu diversas traduções, sendo as mais famosas "Um Conto de Natal" e "A Canção de Natal") é, provavelmente, a história natalina mais conhecida no mundo todo. Publicado pela primeira vez em 1843 pelo escritor Charles Dickens, o conto se tornou extremamente popular, e até hoje é considerado por muitos inclusive por mim "a história com mais adaptações para o cinema". Vários filmes já tentaram contar esta história, mas aparentemente nenhum conseguiu pegar o espírito do livro. Tendo versões cinematográficas em 1908, 1910, 1938, sem contar as versões para a televisão (tá foi até destruída encenada em um programa Zorra Total, da Rede Globo, num fim de ano qualquer) e as adaptações para desenhor animados (como O Cântico de Natal dos Flintstones), essa história já teve influências em diversos outros trabalhos artísticos sobre o Natal, incluindo a criação do personagem Tio Patinhas, da Turma do Mickey.
Alastair Sim como Scrooge
Tio Patinhas, cujo nome original é Uncle Scrooge, foi baseado no personagem Ebenezer Scrooge. E isso o levou a ser o personagem principal da famosa animação natalina da Disney O Conto de Natal do Mickey, dos anos 80, que já foi reprisado em vários natais aqui no Brasil pela emissora SBT.
O Conto de Natal do Mickey está disponível para vocês assistirem logo no fim deste post.

 Uma das versões cinematográficas mais famosas deste clássico foi dirigida em 1951 por Brian Desmond Hurst, e aqui recebeu o título de Scrooge. O personagem-título foi interpretada por Alastair Sim.




Um dos Scrooges mais famosos foi interpretado por ALbert Finney em 1970, em um filme conhecido como Adorável Avarento. Já este foi um musical dirigido por Ronald Neame, mas que também se tornou muito popular nessa época do ano.
Abaixo, um número musical do filme, com a canção Thank You Very Much, indicada ao Oscar.



Uma das recentes versões foi filmada usando a técnica de captura de movimentos e exibida também em 3D. A animação dirigida por Robert Zemeckis e estrelado por Jim Carrey foi considerada falha se considerada às versões já citadas, mas talvez se torne um novo clássico do Natal do SBT daqui há alguns anos.
No video abaixo, Jim Carrey é visitado pelo Fantasmas dos Natais Passados.


E como se ainda não bastasse, há ainda uma comédia romântica inspirada neste clássico natalino, mas que não tem absolutamente nada relacionado ao Natal. Minhas Adoráveis Ex-Namoradas é o título do filme em que Matthew McConaughey é visitado pelos fantasmas de três ex-namoradas suas na véspera do casamento do amor de sua vida.

Isso é o que chamamos de um eterno clássico, não? Charles Dickens criou uma história imorrtal, que mesmo depois de centenas de anos, não envelheceu. E provavelmente nunca vai enelhecer.
Fiquem agora com O Conto de Natal do Mickey e boa diversão!







Feliz Natal!

Nenhum comentário: