sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A Mente Fechada

Uma vez, publiquei aqui no Diário Cinéfilo uma matéria sobre as pessoas que têm preconceito contra filmes clássicos (e que pode ser lida se clicar aqui).
Hoje, ao presenciar um fato de minha vida que aconteceu comigo, lembrei que esqueci de citar nessa matéria um fator importante e muito comum hoje em dia: a mente fechada. Mas o que é isso? Como ela age? É uma doença? Tem cura? Para responder a todas essas perguntas, criei um pequeno dialoguinho entre um filho e sua mãe:

---

- Mãe, eu aluguei esse filme na locadora da esquina. Vamos assistir hoje à tarde?
- Depende. Só se for uma comédia romântica muuuuito engraçada e muuuuuito linda, assim como... A Proposta.
- Não sei se você vai gostar. Mas é uma comédia romântica. Chama-se Quanto Mais Quente Melhor.
- Ah, não quero assistir. É chato e sem-graça.
- Você já viu?
- Não.
- Então, como sabe?
- É antigo.
- E daí?
- E daí que os filmes antigos são chatos.
- Mas o que tem a ver?
- Ora, filho. Esse pode ser até o melhor filme do mundo, mas se eu assistir, não vou gostar.
- Hein? Não estou entendendo nada. Se for mesmo o melhor filme do mundo, por que você não vai gostar?
- Ah, é uma história um pouco complicada mesmo. É que eu tenho "mente fechada".
- O que é isso?
- Bem... A pessoa de mente fechada é aquela que vai assistir a um determinado filme com sua opinião já formada.
- Mas como a pessoa vai formar sua opinião sem ter visto.
- Aí é que está. Assim são as pessoas de mente fechada. Se esse for o melhor filme do mundo, eu não vou gostar, porque é antigo e eu tenho mente fechada para filmes antigos. Lembra quando você me mostrou aquela música da Julie Andrews para o nosso Natal?
- Lembro. Você não gostou.
- Claro que gostei. Quer dizer... não gostei porque é da Julie Andrews e eu sabia que não ia gostar, porque sou de mente fechada. Se fosse a Rihanna que estivesse cantando, eu adoraria.
- Mas como a mente fechada age?
- Bem, eu sempre achei que fosse uma parte do nosso consciente que forma a opinião antecipada, e depois de vermos tal filme, a opinião continua a mesma. Mas como não sei quase nada sobre o cérebro humano, pode ser que eu esteja errada.
- Ah, entendi. Ser mente fechada é uma doença?
- Não. É uma inconveniência.
- E tem cura?
- Sim, vergonha na cara.
- Ainda bem que tenho mente aberta.
- E espero que continue assim. Não se torne alguém como eu. É ridículo!
- Eu percebi.

---
Espero que esse dialoguinho tenha esclarecido tudo. Muito obrigado pela atenção, e não ligue para a mente fechada dos outros. Mas, o mais importante, cuidado com ela.

2 comentários:

Lorena F. Pimentel disse...

Pessoas de mente fechada são fail. Quanto mais Quente melhor é sensacional e finalmente mostra uma Marilyn com timing e o tom certo para "comédias".

Eu divido o teto e o quarto com a irmã mais velha que tem absolutamente PAVOR de filmes 'velhos', assim elas o entitula em tom perjorativo. Se for preto e branco, então, deusolivre!

E ver você citando Julie Andrews me deixa feliz. Aliás, Julie Andrews me deixa feliz, sempre.

Victor Tanaka disse...

Acho Julie Andrews a perfeição como atriz e cantora. Minha atriz preferida que também me deixa sempre feliz.

Eu sofro muito com essas pessoas. Mas claro que as pessoas não são tão óbvias como a mãe do diálogo, haha. :)