domingo, 9 de maio de 2010

Interlúdio (1946)

O quinto filme que vi do mestre do suspense (estou me interesando cada vez mais por seus trabalhos) e amei! Por enquanto, considero esse sua melhor obra, melhor até que o surpreendente Um Corpo que Cai.

O filme possui muita tensão e uma parte final agoniante. O roteiro  (que foi indicado ao Oscar e por incrível que pareça não ganhou) começa com a impressão de que será apenas mais um filme muito bom do diretor, mas vai ficar cada vez mais interessante e contagiante, até que nos deparamos e o filme acabou, passou voando. É exatamente essa a sensação que sentimos depois que acaba.
A direção de Hitchcock é ótima! O mestre consegue prender nossa atenção do começo ao fim. E as atuações estão como sempre muito boas.
Ingrid Bergman no auge de sua beleza (só esteve mais deslumbrante em "Casablanca") mostra toda a sua habilidade para interpretar - principalmente nos últimos minutos do filme, onde nos consegue passar bem uma sensação de tristeza e surpresa -, enquanto Cary Grant já me causava uma boa primeira impressão (foi o primeiro filme que vi com o ator).
Claude Rains, como sempre, dá um ótima antagonista, com sua feição já cruel por natureza e ganhando com motivo uma indicação ao Oscar.
Muitos pontos positivos fazem deste um maravilhoso filme de suspense que se tornou, para mim, meu favorito do Hitchcock.

A melhor atuação do filme: Ingrid Bergman como Alicia Huberman
A pior atuação do filme: Algum dos figurantes que aparece atravessando a rua ou algo assim (as atuações ruins são incaptáveis para nossos olhos nesse filme)

Nenhum comentário: