sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pixar e seus Easter Eggs

Uma das coisas que a Pixar mais gosta é Easter Eggs - referência de seus próprios filmes em algumas obras, referências escondidas e que cabe a nós encontrar.
Antes de qualquer coisa, devo deixar claro que easter eggs NÃO SÃO mensagens subliminares. São coisas diferentes. Os easter eggs são coisas inofensivas e só servem como um pequeno passatempo.
Um exemplo de easter egg é, por exemplo, Alfred Hitchcock aparecendo como figurante em seus próprios filmes. Esses todos conhecem. Mas e os Easter Eggs da Pixar?
Você pode conhecer alguns agora.
ATENÇÃO: VOCÊ PODE AMPLIAR AS IMAGENS CLICANDO NELAS.

Vamos começar dos mais óbvios.
Em Monstros S.A., como todos sabem, quando Boo está em seu quarto mostrando seus brinquedos ao monstro Sulley, ela acaba lhe dando um boneco que, depois, virou um personagem popular e com seu próprio filme, o Nemo.

Isso todo mundo viu. Mas vocês repararam também que, na mesma cena, sobre uma mesa à direita, aparece Jessie, a vaqueira parceira de Woody, de Toy Story?


Atenção: está vendo aquela bola azul e amarela, com uma estrela vermelha estampada, em cima do tapete? Preste atenção nela. Irá precisar.

Outra coisa óbvia era a participação da voz de John Ratzenberger nos filmes. Em todo (ou quase todo) filme da Pixar, a voz dele está presente, nos mais diversos personagens, presentes na imagem abaixo:

Outra coisa também óbvia (pelo menos eu percebi logo de cara quando vi o filme) é a participação do nome Dinoco em dois filmes da série.
Em carros, Dinoco é a empresa pela qual Relâmpago McQueen briga o filme todo por um patrocínio. Repare que a empresa tem até uma logomarca.


Do que será essa empresa? Essa é fácil! Dinoco nada mais é que um posto de gasolina. Como eu sei? Woody e Buzz vão parar lá no primeiro filme.

É nesse posto que Woody e Buzz encontram o carro do Pizza Planet, onde eles pegam uma caroninha.

Esse carro é clássico nos filmes da Pixar. Ele aparece também em outros filmes.

Por exemplo: em Ratatouille, pode-se ver, em uma cena, tal carro passando bem no fundo do cenário. Consegue ver?
Não conseguiu? Então, que tal agora?
Opa, quase ia me esquecendo que o carro do Pizza Planet também faz uma pontinha em Carros. É o primeiro carro da esquerda para a direita. Consegue vê-lo?

Ah, e você sabia que o motorista desse carro mora num trailer? Como eu sei? Bom, ele apareceu em Vida de Inseto e, posteriormente, em Monstros S.A.

Outro easter egg interessante é o personagem principal do curta O Jogo de Geri.
Espere. Eu já não o vi antes? Mas é claro. Ele conserta Woody em Toy Story 2.

A Pixar gosta de reciclar personagens. Por exemplo: o soldadinho que protagoniza o curta Brinquedinho.
Espere. O que ele está fazendo debaixo da cama desse personagem do curta Quase Abduzido que mais parece o Linguini, de Ratatouille?

Outro personagem reciclado pela Pixar é o Bomb Voyage. Isso mesmo. Nem aquele terrorista pateta de Os Incríveis escapou.
Parece que, depois de ter seus planos estragados pelo Sr. Incrível, só restou a ele voltar à seu país de origem, a França, e fazer mímica, como mostrado em Ratatouille. Vejam-no lá ao fundo.

Outro personagem repetido foi o Lotso, o ursinho maligno de Toy Story 3. Mas espera aí. Onde mais ele pode ter aparecido? Em Up - Altas Aventuras, é óbvio.
ANTES DE PROSSEGUIR: Vocês lembram-se da bola azul e amarela com a estrela vermelha que aparece em Monstros S.A. e eu pedi para vocês não se esquecerem? Pois bem, olha ela ali de novo, na imagem de Up.
E parece que Toy Story 3 é muito ligado à Up. Por exemplo, em uma das cenas, pode-se ver um papel colado ao fundo, que é na verdade uma carta destinada à duas pessoas.
Caso não tenho conseguido identificar para quem está sendo mandada, ela é destinada ao casal Carl e Ellie Friedericksen, o simpático casal de idosos de Up - Altas Aventuras. Com a morte de Ellie, Carl decide viajar com sua casa até a América do Sul, e assim começa a aventura.

O Andy, dono do Woody, tem um monte de livros guardados. Estes devem ter sido doados pela Pixar. Preste atenção.
Daquele livros, dois se destacam. Um tem a capa bege e está bem atrás dele - é o segundo, da esquerda para a direita). O título é The Adventures of André and Wally B. Mas só está aparecendo metade do título. Como eu sei que esse é o título?
É o nome de um dos curtas da Pixar.
Outro livro interessante é o sétimo, contando da esquerda para a direita, com a capa verde. O título é Tin Toy. Mas o que ser Tin Toy? O título original do já citado Brinquedinho, o curta da Pixar.
E repare que, naquele livro, aparece o sobrenome do autor: Lasseter. Clara referência a John Lasseter, um dos manda-chuvas da Pixar, que dirigiu e roteirizou Toy Story, Carros e Vida de Inseto.

Um dos curtas mais legais da Pixar é Para os Pássaros.
Esses pássaros pequenos e invocados também aparecem na imagem abaixo, uma cena de Carros. Consegue enxergá-los?




Que tal um zoom?

Já no curta Pular, aparece o simpático carro da imagem abaixo.
Espere aí! Mas este é o Stanley. Quem é Stanley? O fundador de Radiator Springs. Os moradores até colocaram lá uma estátua em homenagem ao velho.

Outra aparição interessante é a daquele bichinho que pula em cima do "I" no logo da "Pixar".
Espere aí! Não é ele que, fantasiado de vermelho, se infiltrou em Toy Story e jogou Buzz pela janela?

Epa! O que aquela lagarta de Vida de Inseto está fazendo em Toy Story 2?

E... Epa! Aquele garoto que está lendo uma revista na sala de espera do dentista em Procurando Nemo... Repare em sua revista. Lá na capa não é o Sr. Incrível com seu uniforme antigo, o azul?
E no curta Seu Amigo, o Rato, que acompanha o filme Ratatouille? Alguém achou um famoso personagem da Pixar lá?
Observe esta cena.
Espere. Quem está dirigindo aquela nave?
Ora, vejam só. É o WALL·E!

Para finalizar, vejamos outro personagem famoso em outro filme da Pixar, mais precisamente em Toy Story 3. Na creche Sunnyside, pode-se ver ao fundo, um brinquedo de um personagem. Não é o Relâmpago McQueen?

E para terminar com chave de ouro, o mais interessante, curioso, misterioso e assustador! O que significa A-113? Não sei, mas parece que a Pixar gosta bastante disso. Observe na imagem abaixo.

Calma! Ainda não acabou. Vamos falar agora do ícone da Pixar... a bola azul e amarela com a estrela vermelha estampada. Caso não lembre, pedi para você memorizá-la quando ela aparece no canto da tapaete da Boo em Monstros S.A.
 E também quando ela aparece na frente da cômoda no quarto da menina em Up - Altas Aventuras.

Mas você já deve ter visto essa bola em outros lugares, que não sejam aí. Se você tiver a versão internacional do DVD de Toy Story 2, poderá vê-la rolando no menu principal, do lado direito da teelvisão.

Ah, você não compra DVD importado? Então você deve ter visto esta bola no curta Red's Dream. Bastava olhar onde o palhaço está pisando.
Ah, você também não viu esse? Então deve ter visto este objeto perseguidor no curta Luxo Jr. Só pode ser!
Ahá! Foi aí, hein? Espera! Você acha que viu em outro lugar além desses? Onde mais pode ser? Será que foi no curta Ataque do Zezé, o personagem de Os Incríveis?
Ah, foi aí, né? Mas, na verdade, a maioria das pessoas lembra dessa bola por sua participação em Toy Story. É em cima dela que Buzz cai depois que tenta provar que sabe voar.
Pois é. Quem diria, hein? Acho que se o logo da Pixar fosse essa bola, faria perfeito sentido.

49 comentários:

Anônimo disse...

hahahahha....muito 10 essas curiosidades. Algumas coisas eu já sabia como, o Sr. incrivel na revista e o Nemo na mão da Boo. Só faltou um pouco do Wall-e.
Andinhu.

Victor Tanaka disse...

Que bom que gostou, Andinhu.
Ah, quanto a WALL·E, dizem que, em uma cena, pode-se ver a Jessie refletida na EVA. Não achei nada que comprovasse isso.

E dizem que, em uma cena de Toy Story 3, aparece uma casa igual à de Up, aquela presa às bexigas. Mas quando vi o filme, nem prestei atenção, então não pude ver se é verdade.

E aquela do Nemo na mão da Boo, a lagarta em Toy Story 2 e a Dinoco eu já tinha percebido logo quando assisti, hahaha.

Victor Tanaka disse...

Quanto ao código A113, acabei de saber que ele apareceu também em séries animadas como Os Simpsons e South Park e em filmes da Disney como A Família do Futuro, Lilo & Stitch e A Princesa e o Sapo.
http://en.wikipedia.org/wiki/A113

Anônimo disse...

Bah! que nº será esse hein? Será um pacto, será um nº da sorte, será alguma promessa?....Mistériooo rsrsrsrs.
Andinhu.

Marcia Moreira disse...

Algumas destas curiosidades já tinha percebido. Você tem um ótimo olho, viu?

Parabéns pelo blogue.

Fernanda disse...

Muito legal o post! Criativo e diferente, gostei.

Anônimo disse...

A 113 é a sigla de uma sala da escola de artes da Califórnia, a CalArts, onde caras como John Lasseter, Andrew Stanton, Brad Bird, Peter Docter, Lee Unkrick, e uma série de diretores da Disney aprenderam a arte da animação. Em A Princesa e o Sapo, reparem que quando Tiana pega um trem na música de abertura do filme, surge no trem a placa com a sigla A113.

Enzo Rizzolo disse...

quando eu assisti toy stury 3 vi que na bolsa da bonnie tem a abelhinha daquela curta da pixar, e se nao esta lembrado é da curta the adventure of wally B

Enzo Rizzolo disse...

*story

Enzo Rizzolo disse...

e outra sabe aquela cena do carros que o caminhao esta tentando encostas a ligua no outro caminhao?
pois é eu nao achei os passaros

Unknown disse...

meldels esse de up (do urso) eu reparei e disse pro meu irmão, e ele me chamou de doido. :O

Victor Tanaka disse...

Obrigado, Márcia e Fernando (e Anônimo, por ter nos explicado o A113).

Ah, Enzo, essa dos pássaros quase nem dá pra ver mesmo, porque no filme aparece numa cena com muito movimentada, então é tudo muito rápida. Eu demorei meses para enxergar, haha.

Enzo Rizzolo disse...

me manda seu email para mim te adicionar no msn

Enzo Rizzolo disse...

Victor esse blog é muito louco.Eu sou amigo do Enzo.

Flavia disse...

Oi, seu blog é muito legal ;)
Meu primo Enzo (esse que escreveu aí em cima) ama a Pixar!! tudo que ele compra é da Pixar!!
Ele gosta muito, até fez um livro com todos os filmes da Pixar!!
Amamos o seu blog, muito legal essas Easter Eggs!!!
Obrigada
;)

Victor Tanaka disse...

Aaah, obrigado, Enzo, amigo do Enzo e Flávia. :)
Eu também amo a Pixar, e isso não é segredo para ninguém, hahaha.

E, não, eu é que agradeço a visita de vocês. Espero que continuem visitando meu blog e gostem cada vez mais.
Ah, não esqueçam de sempre deixar seus comentários sinceros, como agora.

Ah, Enzo, meu msn é victor.a.tanaka@hotmail.com ;)

Enzo Rizzolo disse...

procura no youtube a bonnie colocando o woody na bousa.
continue a nadar,continue a nadar,para achar a solução , nadar. continue procurando esses easte eggs =)é muuuuuuuuuuuuuuuuuitolegal.

disse...

Eu realmente achava que era a única que reparava nisto. Aliás, diziam que eu era obcecada pela Disney por reparar nestas coisas AUSHAUSHAUSAHUS este blog vai para os FAVORITOS \o

André Wynne disse...

A-113 é o número da sala de aula que alguns dos diretores/fundadores/produtores da Pixar estudaram juntos.

Robson Moura disse...

Na creche Sunnyside aquele ursinhu na mão da boneca não é o lotso o ursinhu maligno?

Victor Tanaka disse...

Bom, obrigado a todos que entraram e gostaram. Obrigado de verdade. :)

E, bom, graças ao André, já sabemos o significado de A-113.

Mas tenho algo a dizer: em breve teremos mais, muahuahuahua. /risada maligna

Anônimo disse...

Copiado quase na íntegra do blog do Jill Hill

http://jimhillmedia.com/editor_in_chief1/b/jim_hill/archive/2007/12/09/a-special-where-s-wall-e-edition-of-why-for.aspx##

tsc tsc tsc

Victor Tanaka disse...

Não, eu não copiei desse blog porque eu nunca o vi na minha vida.

E, mesmo assim, eu nunca copiaria. Eu não faço plágio porque eu não preciso disso.

Enzo Rizzolo disse...

victor nao gostei desse outro blog
o seu é muito mais organizado e criativo
hsauihiahi

Anônimo disse...

LoL, eu tenho todos esses filmes em casa e nunca vi isso...

Boozy ~* disse...

A Disney também faz isso.
Lembram de Hércules, na cena que ele está pousando pra uma pintura com uma pele de leão? O leão que ele está usando é o Scar do Rei Leão. :)

Anime disse...

Essa do Scar eu notei na primeira vez que vi o filme!

Muito bom essa materia, nao sabia que esse tipo de coisa tinha nome especifico! As pessoas por ai ficam chamando de mensagem subliminar, chega a ser meio chato... A Disney sempre foi acusada de botar mensagem nos filmes...

Victor Tanaka disse...

É, são mesmo coisas diferentes.
Mensagens subliminares são coisas que entram na nossa mente sem percebermos para nos nos influenciar (certas vezes "forçar") a fazer alguma coisa.

Easter Eggs não tem esse objetivo. Eles são só para diversão mesmo, além de serem totalmente inofensivos. (:

Mas a Disney já assumiu que tem uma mensagem subliminar em Bernardo e Bianca. Em uma cena, lá ao fundo, aparece uma mulher pelada. Isso não é para diversão e não é inofensivo, logo se encaixa em 'mensagem subliminar'.
Já o Scar em "Hércules" é mesmo um easter egg.

Outros easter eggs da Disney são o Pinóquio e o caranguejo Sebastian (de A Pequena Sereia) em Aladdin, por exemplo. (:

Jéssica Cristine disse...

Eu já tinha visto alguns, outros me assustaram de tão na cara que estavam. Adoro a Disney e a Pixar.



Já viu Aladdin 3? Nesse filmes, metade das transformações do Gênio fazem referência a filmes antigos da Disney. Inclusive, na cena em que a ilha começa a submergir, o Gênio de transforma no barquinho cargueiro do Mickey, referência a primeira aparição do camundongo.

Marcelo disse...

Teve um que eu percebi e ainda não vi na net. Em Up açtas aventuras quando o vilão do filme responde ao cachorro o que quer comer ele responde: "Surpreenda-me" O mesmo que diz o crítico ao rato no finel de ratatuile.

E a comida que eles acabam comendo é a mesma qoe o rato preparou e deixou o crítoco de ratatuile impressionado.

Anônimo disse...

Sobre varios personagens serem dublados pelo mesmo cara.Isso é citado nos creditos finais de carros quando o caminhao mack esta no cinema

Duarte disse...

Nos livros que estão na prateleira, ainda existem outras referências: Red's Dream e Knick Knack, ambos são curtas da Pixar.

Anônimo disse...

Gostei muito dessas e se revir bem o filme fishing Nemo, wall-e e up altas aventuras comsegue ver o carro do pizza planet

Clayton "Cre" Rozza disse...

A 113 é uma expressão que se refere à design de personagens e criação gráfica. É o equivalente à expressão "101" em inglês. Essa segunda expressão significa "tudo sobre".

danilo disse...

kkkk achava que só eu que via isso uashuashua , reparem que tambem aparece aquela formiga o principal de vida de inseto ele aparece junto com a lagarta

Diego Paiva disse...

Parabéns pelo post! :)

Uma interessante que vi agora há pouco: Sid Phillips e o "cara do lixo"! http://www.youtube.com/watch?v=4fkgL9HYLCw

Muito bom!

Anônimo disse...

Muito bom post.... Ja notei q no Final de Vida de Inseto (quando está passando o nome dos personagens)a formiga principal diz a famosa frase do Buz (Ao alto e avante)...rs

dudu g disse...

No jogo ratatuille de PS2 também tem a bola

Fcm12345 disse...

Faltou um detalhe, em toy story 3 uma das garotas da creche tem uma grande semelhança com a boo de monstros sa
olhe no site http://www.comingsoon.net/news/movienews.php?id=67118

Anônimo disse...

No Carros, a marca de pneus que tem ate o dirigivel e Lightyear, como Buzz, trocadilho com Goodyear... :) Abs

Letícia Dys disse...

Esses Ovos de pascoa(easter eggs) néh...
São bem legais essas relações feitas nos filmes.

Faz sentido se chamar assim, pois como é feito na pascos, esconder ovos paras as crianças procurarem, eles escondem personagens, ou similares de outros filmes/desenhos.

Esse easter egg éh legal
Digite no Word: “=rand(200,99)” sem aspa em seguida pressione enter no final do texto.

Fik a Dik

Anônimo disse...

Posso estar viajando, mas acho que o garoto que está vendo o Bomb Voyage, na imagem do Ratatouille, parece muito com o Anton Ego, crítico de restaurantes, quando era criança!

Anônimo disse...

Sobre a bola amarela com uma estrela:
Tive uma exatamente igual aos 15 anos. Creio que ela aparece muitas vezes por ter sido um brinquedo muito comum - tanto como o patinho de borracha amarelo que todos devem conhecer...
JG

Claudio Alves disse...

gente olha a foto do velinho que esta olhando pro woody no oculos dele na parte redonda levantada pra cima tem um reflexo de um rosto ou algo parecido com uma pessoa é so aproximar que da pra ver!!!

Ester Agnes disse...

No filme os Incriveis o wall- E aparece na garagem da casa guardado no alto...

Anônimo disse...

Também tem o carro do Pizza Planet em Wall-e. veja: http://www.pixar-planet.fr/clins/images/pizza/08.jpg

Anônimo disse...

Também tem o carro do Pizza Planet em Wall-e. veja: http://www.pixar-planet.fr/clins/images/pizza/08.jpg

Anônimo disse...

Sobre o número A133, eu pesquisei melhor e descobri que é um easter egg criado por um aluno da "California Institute of the Arts", que se refere ao número das salas de aula utilizadas por estudantes de design gráfico e animação de personagens. Esse número tambem foi usado em varios filmes e jogos, ele não é exclusivo da Pixar. Wikipédia (EN): http://en.wikipedia.org/wiki/A113

Ryuko disse...

as imagens não aparecem =(