sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sessão da Tarde Studios apresenta...


As pessoas que nasceram nas décadas de 1980 e 1990 provavelmente já passaram várias tardes assistindo a algum filme na televisão. E, se isso aconteceu, com certeza já assistiram algumas vezes à clássica Sessão da Tarde, sessão da Rede Globo que está no ar de 1981.

O que mais impressiona nesta curiosa sessão de filmes é, além da criatividade do locutor ao anunciar o próximo filme nas propagandas e das famosíssimas vinhetas de abertura, é a tendência que o programa tinha antigamente em exibir muitos filmes. Crianças que viam a Sessão da Tarde provavelmente devem ter visto o mesmo filme umas dez vezes ou mais nesse programa. Os mesmos são chamados de clássicos da Sessão da Tarde. Mas a Sessão da Tarde é muito importante até hoje, não só porque exibia sempre os mesmos filmes, mas sim porque era um reflexo da infância e adolescência da época.

Quem nasceu nos anos 1980, já deve estar cansado de ver a cena de Matthew Broderick cantando Twist and Shout, dos Beatles, no meio da rua. Isso ocorre porque Curtindo a Vida Adoidado (foto) foi um dos filmes mais exibidos pela Globo nessa década e também na década posterior. Ferris Bueller foi eternizado pela Sessão da Tarde como um dos maiores ícones da adolescência atualmente, assim como o filme, que se tornou um clássico, e até hoje é um dos filmes mais nostálgicos que existem.
Nessa década, as crianças também podiam se aventurar com Os Goonies (foto), uma turminha que, como diria Dirceu Rabelo (o locutor da Sessão da Tarde), vive se metendo nas mais loucas confusões. Hoje, ao ser visto, o filme pode ter perdido um pouco a magia e não encantar tanto como antes, mas quem é da época sabe a importância desse filme.
Quem gostava de filmes de ação, com certeza não perdia O Grande Dragão Branco, e tratava de assistir sempre que podia. E, falando em ação, não podemos esquecer da saga mais clássica neste quesito, Karatê Kid (foto à esquerda), que marcou toda uma geração. O Sr. Miyagi, por exemplo, personagem de Karatê Kid, é até hoje um dos personagens mais sábios do cinema. 
Patrick Swayze foi um dos maiores astros quando se tratando da adolescência dos anos 1980. Dois grandes sucessos eram sempre reprisados nessa sessão, os conhecidos Dirty Dancing - Ritmo Quente e Ghost - Do Outro Lado da Vida (foto à direita). Esse segundo marcou mais os adolescentes da década de 1990, quando o filme começou a ser exibido demais.
Quem é da primeira metade dos anos 1990, deve ter visto muitas vezes filmes Elvira - A Rainha das Trevas (foto à esquerda), e provavelmente se encantou com a personagem sensual - sobretudo os garotos. Nessa mesma época, as pessoas conheciam um outro lado do Johnny Depp, um lado mais sentimental e tristonho, que puderam conferir várias vezes em Edward Mãos de Tesoura (foto abaixo), de Tim Burton.
Burton também foi uma figura importante nessas duas décadas, pois além de levar Edward às pessoas, também foi o responsável por Os Fantasmas Se Divertem, que também virou um clássico das tardes.
Ela é o Diabo também foi muito exibido. Ou seja, Meryl Streep também entrava na festa dos 90's, assim como Makaulay Culkin em Meu Primeiro Amor e Esqueceram de Mim (foto à esquerda), dois filmes que também faziam a festas nas tardes da Globo. Culkin foi um dos maiores astros teens que já existiu, e poderia ser um grande ator até hoje se não fosse pelos escândalos em sua vida. Mas muitos ainda guardam boas recordações daquele ator nesses dois filmes clássicos.
Quem nasceu nessa época é impossível não ter visto Robin Williams vestido de mulher em Uma Babá Quase Perfeita (foto à direita). Quem nunca quis ter uma babá como a Mrs. Doubtfire? EU!
E A Família Buscapé, Uma Linda Mulher (foto à esquerda), Abracadabra, A Família Addams, Lua de Cristal, filmes dos Trapalhões, entre outros, marcaram toda uma gerações da primeira parte dos anos 1990. Quem nasceus na segunda parte, deve ter se deparado com muitos filmes citados acima também, mas provavelmente com outros filmes incluídos no acervo, tais como Matilda, Passe de Mágica, Mong & Lóide, O Noviço Rebelde (foto abaixo), Simão - O Fantasmas Trapalhão, O Mentiroso, Good Burger, Gasparzinho e suas cotinuações, sequências de A Família Addams, entre outros.

O extinto Cinema em Casa, do SBT, também esteve presente nessas duas gerações com grandes clássicos como A Fantástica Fábrica de Chocolate (foto à direita) e Convenção das Bruxas (ambos baseados em livros de Roald Dahl), Dennis - O Pimentinha, Gremlins, Debi & Loide, etc.

E, para fechar com chave de ouro, não podemos nos esquecer do filme mais exibido da Sessão da Tarde, que nunca vi cujo título as pessoas deviam estar cansadas de ouvir ser citado pelo Dirceu Rabelo, e aos poucos foi sendo deixado de lado, mas é até hoje sinônimo de "Sessão da Tarde", A Lagoa Azul (abaixo).

Mas ultimamente, a Sessão da Tarde foi se esquecendo de seus clássicos, e começa a se concretizar com novos futuros candidatos a esse posto, como High School Musical. Mas, por mais que as coisas mudem, o sentimento fica, e todos que viveram nessa época saberão quais são os filmes que realmente marcaram milhões de brasileiros, e porque a Sessão da Tarde é, até hoje, um reflexo da infância e adolescência de toda uma geração de brasileiros.

A Família Adams (1991), com Raul Julia e Anjelica Huston
por Victor Tanaka

Nenhum comentário: