domingo, 6 de fevereiro de 2011

OSCAR HONORÁRIO NÃO VALE!

O Oscar 2011 está chegando, e as injustiças do prêmio serão inevitáveis, como sempre. Pra você que não se conformou ainda com algumas polêmicas atuais da Academia, uma lista com os cinco diretores que mais mereceram o Oscar, mas nunca ganharam, apenas prêmios honorários por suas carreiras impecáveis no mundo do cinema. Nós cinéfilos somos rancorosos por natureza...

5º - INGMAR BERGMAN
O sueco escreveu e dirigiu 62 longas-metragens, 170 peças de teatro e dezenas de óperas. Sua maior paixão, o cinema, claro. Uma média incrível de um filme por ano, algo que Woody Allen e Clint Eastwood seguem hoje em dia. Bergman não queria fazer filmes, só queria capturar sonhos, expressões faciais, filmar o silêncio e as sensações, era fascinado pela figura feminina e coisas mais que as palavras não dão conta. Entre amor pela arte ou um Oscar na estante...

4º - AKIRA KUROSAWA
Com ele, a cultura ocidental pode finalmente enxergar e reconhecer o cinema oriental, tão bom quanto o cinemão americano, talvez até superável. Muito antes de O tigre e o dragão e A viagem de Chihiro serem vangloriados o diretor japônes já chamava a atenção dos americanos, algo que em seu país natal não acontecia por incrível que pareça! O cineasta dava valor aos pequenos detalhes da vida e expunha isso em suas obras, a mais conhecida Os sete samurais. Talvez os jovens cinéfilos não conheçam seus trabalhos, mas vale muito a pena estudar seus grandes filmes que não conhecem barreira de tempo.

3º -ALFRED HITCHCOCK
O apelido "Mestre do suspense" foi dado por ele mesmo, e se ele tivesse sido mais humilde nisso, estaria errado! Qualquer suspense que se preze bebe da fonte de "Psicose", "Disque M para matar","Janela indiscreta", "Um corpo que cai", "Festim diabólico" e por ai vai. Em seus filmes, Hitchcock expunha seus medos, seus traumas de infância e logicamente sua genialidade. Não há um bom filme de suspense ou sequer uma boa seqüência de tensão sem pelo menos um pingo de influência dele. Quem precisa de um Oscar quando você é Hitchcock, não é verdade?

2º - STANLEY KUBRICK
Kubrick pode ser sinônimo de fanatismo no dicionário, pois é isso que o definia! Nem sempre foi compreendido nem por crítica ou por público, mas assina simplesmente uma das maiores incógnitas do cinema, "2001-Uma odisséia no espaço". Ele queria fazer o filme-chave para cada gênero do cinema, e se conseguiu ou não, o maior crítico de todos vai provar: O tempo.

1º- CHARLES CHAPLIN
“Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.”- Chaplin, o primeiro que conseguiu com perfeição provocar todas as emoções sem dizer uma unica letra.

2 comentários:

Rafael W. disse...

Gostei do que você disse sobre o Chaplin, quase chorei.

E adorei a matéria!

http://cinelupinha.blogspot.com/

Kley disse...

Oscar honorário é como se a Academia dissesse: "Estamos te pedindo desculpas por não ter reconhecido que você merecia ter sido premiado anos atrás quando você fazia grandes filmes".