terça-feira, 23 de agosto de 2011

Nascidos para atuar


Quando você vê a imagem ao lado, você vê Marlon Brando ou Don Corleone? Independente disso, você soube exatamente quem era nessa imagem. Quando um ator se funde tão forte num personagem, acontece isso. Porque nós não conseguimos pensar em Johnny Deep sem pensar em Jack Sparrow ou Edward-Mãos de tesoura, por exemplo. Imaginário popular faz isso com nossas mentes, e graças também às continuações dos filmes, nossos olhos ficam acostumados com isso. Os filmes que se garantem pelos seus personagens, principalmente os filmes de super-heróis, precisam cuidar desses seres que levam multidões ao cinema - graças a isso, franquias começam, como as do Homem-aranha. Mas nada melhor do que obras com uma overdose de bons personagens, como em Queime depois de ler.

Na verdade, é muito difícil dizer porque um personagem faz tanto sucesso, afinal de contas nem todas as pessoas se identificam com o jeito do Borat, e não é todo mundo que gosta de peixes crus como o Gollum. Mas acho que quando um personagem é bem escrito e bem desenvolvido, como Forrest Gump, as pessoas começam a acreditar nele. A chave é a honestidade! Não existe Don Corleone sem Brando, ou eu aposto o meu Box sagrado de Star Wars se alguém conseguir imaginar outro ator na pele do patriarca dos Corleone!

Abaixo, outros exemplos - aulas de atuação - de quem não atuou, mas encarnou seus personagens, e se imortalizou por isso!
(Alex DeLarge fazendo o olhar mais diabólico e intimidador do cinema)

(Daniel Plainview, mais sujo por dentro do que por fora, acredite)

(Anton Chigurn, vulgo Beiçola, e seu nítido senso de humor)

(Dora, um retrato da alma do povo brasileiro)

(Coringa, um ícone eterno da cultura pop)
(Jack Sparrow... )

(A perfeição não merece comentários)
(É só isso!)

Ops, esqueci o seu favorito? Então informe nos comentários.

Um comentário:

Marcos disse...

Olá Douglas,

Sou leitor do Diário Cinéfilo e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que vocês também passassem a publicar seus textos no Cinema Total - assim vocês também atingem o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Diário Cinéfilo.

Se vocês gostarem do site, também peço que coloque um link para ele no Diário Cinéfilo.

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,

Marcos
www.cinematotal.com
marcos@cinematotal.com