quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Um olhar do paraíso: setembro de 2011


Ed Wood (1996)
Um filme que apresenta o melhor das características típicas de Burton, com destaque aos maravilhosos créditos iniciais. O clima cômico e a profundidade na personalidade de Ed Wood marcam este como uma das melhores obras do realizador.
Nota: 8.0

Rango (2011)
Um humor que difere das animações americanas atuais. Não cai no óbvio e consegue, de forma inteligente, agradar a todas as idades.
Nota: 8.0

King Kong (1933)
Um dos casos rm que a magia se perde conforme o tempo passa. Se no passado era uma revolução nos efeitos visuais, hoje pode ser visto por curiosidade apenas.
Nota: 6.0

A Noiva do Monstro (1955)
Talvez o menos pior de Ed Wood. Consegue criar uma película onde a diversão involuntária se faz presente e o salva das ruínas. Deve-se ao menos um ponto ao clima, que é o único elemento que funciona no filme do jeito que o diretor pretendia.
Nota: 4.0

Maldita Sorte (2007)
Totalmente dispensável. Humor burro, atuações meia-boca e um desfecho repugnante. De todas as comédias românticas clichês de atualmente, acredite - esta é uma das piores.
Nota: 2.0

Criança, a Alma do Negócio (2008)
Para um documentário me chamar a atenção, deve tratar de um tema extremamente interessante, o que é particularmente o caso deste. Leva o assunto sem sair do foco, exceto no final, quando os argumentos acabam e questões sem sentindo passam a ser levantadas.
Nota: 6.0

Glen ou Glenda (1953)
Sinceramente, eu não esperava que fosse tão ruim. E o humor involuntário tão famoso? Nem isso se faz presente nesta realização absurdamente ruim. Tem seus momentos de genialidade, mas no mais, um filme totalmente dispensável.
Nota: 3.0

Da Magia à Sedução (1998)
Nicole Kidman e Sandra Bullock apresentam uma grande química ao contracenarem juntas neste filme divertido e contagiante. Perde um pouco de sua força no final, mas pode ser um programa agradável nos dias em que não se está muito exigente.
Nota: 7.0

Como Viajar com o "Mala" do Seu Pai (2008)
Típico filme-família americano, sem nada de novo a acrescentar no gênero e com personagens e interpretações desprovidas de carisma.
Nota: 3.0

Atividade Paranormal 2 (2010)
Melhor e mais tenso que o decepcionante primeiro filme, esta sequência consegue manter boas cenas de suspense - exceto nas partes de apelação que geralmente o gênero 'exige'. Também é interessante observar como este se conecta muito bem com o primeiro filme.
Nota: 6.0

Mulheres Perfeitas (2004)
Subestimado. Não é feito para rolar de rir, até porque o próprio humor que a história apresenta não é forte o bastante para isso. Mas além de possuir um visual lindo e atuações boas, consegue chegar ao posto de "ótimo filme", compensando seu final que deixa a desejar.
Nota: 8.0

Onibaba - A Mulher Demônio (1964)
A obra-prima do cinema japonês. O interesse do espectador pelo filme começa lá embaixo, mas aumenta consideravelmente, proporcionalmente à tensão que não para de crescer. A cena final é, provavelmente, a joia da arte oriental.
Nota: 9.0

A História do Mundo, Parte 1 (1981)
A mente brilhante de Mel Brooks consegue mais uma vez criar uma película dotada de muito bom humor com piadas inovadoras.
Nota: 8.0

Qualquer Gato Vira-Lata (2011)
No começo, a impressão que fica é a de que o filme é totalmente absurdo e idiota, mas dê mais uma chance e pelo menos a química entre os principais o fará sentir-se melhor.
Nota: 6.0

Plano 9 do Espaço Sideral (1959)
Esperando o menos fraco de Ed Wood, me deparo com o pior deles. Cruelmente chato e sem nenhuma qualidade aparente da qual se possa aproveitar.
Nota: 1.0

Tapa na Pantera (2006)
MUITO engraçado. Maria Alice Vergueiro está excelente neste curta-metragem.
Npta: 7.0

Doodlebug (1997)
Não sei o que dizer. Não me vem nenhuma palavra que descreva este curta diferente de "criativo demais".
Nota: 7.0

Resumo de minha situação cinéfila
Filmes vistos este mês: 17
Filmes vistos este ano até aqui: 191
Melhor filme do mês: Onibaba - A Mulher Demônio
Pior filme do mês: Plano 9 do Espaço Sideral
Maiores surpresas do mês: Da Magia à Sedução / Mulheres Perfeitas / Qualquer Gato Vira-Lata
Melhor atuação masculina do mês: Johnny Depp em Ed Wood
Melhor atuação feminina do mês: Maria Alice Vergueiro em Tapa na Pantera

Um comentário:

disse...

Olá! Adorei seu blog, muito criativo! Sou cinéfila de carteirinha e também tenho um blog sobre cinema: http://criticaretro.blogspot.com
Que tal uma parceria? Será uma honra tê-lo em meu espaço virtual!
Abraços, Lê