quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Os melhores filmes de 2009

s2009 acabou e eu fiz o meu top dos 10 melhores filmes lançados nos cinemas brasileiros em 2009. Confira:

1. Simplesmente Feliz

Simplesmente me encantou. Já deu para vocês perceberem que eu amei esta belíssima comédia, e não é por menos. O filme é maravilhoso e contém uma das melhores personagens do cinema, muito complexa, cujos sentimentos nós é que temos que descobrir observando seu comportamento alegre e saltitante. Uma comédia muito original e uma ótima lição de vida, nunca mostrada com tanta profundidade e humor num filme, além de nos dar a chance de interpretar os acontecimentos do nosso jeito - o que é raro hoje em dia. Sublime!


2. Dúvida

Belíssimo! Minha segunda atriz preferida (Meryl Streep) novamente como vilã, desta vez teimosa, vingativa, paranoica e determinada a desmascarar o personagem de Philip Seymour Hoffman. Amy Adams também está no filme, assim como Viola Davis. Ou seja, um elenco ótimo. Mas esse não é o único ponto positivo do filme. A história dramática e misteriosa possui um grande clima de tensão, se tornando um dos melhores do ano.

3. Up - Altas Aventuras

A Pixar nunca me decepcionou. E desta vez não foi diferente. O começo do filme é encantador, os personagens são muito carismáticos e simpáticos. O filme também é mais adulto, mas isso não é um ponto negativo. Muito pelo contrário. O visual do filme é magistral, além de passar uma linda lição de vida. O modo dramático como a vida de Carl Friedericken é contada é muito bonita. E por mais que todos me xinguem, não hesito em dizer que Up - Altas Aventuras é o terceiro melhor filme do ano.


4. Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Sou suspeito para falar de Harry Potter pois sou fã da série. E achei esse o melhor dos seis já lançados. Mais sombrio que os outros - finalmente, mostra perfeitamente a amizade do trio principal mostrada nos livro, coisa que nenhum outro filme da série conseguiu com tamanha perfeição. Os últimos minutos são formados por muita ação e tensão, os atores estão bem melhores, o humor finalmente se faz presente na história, os efeitos visuais estão excelentes e se o sétimo filme for desse nível, já estou maravilhosamente satisfeito.


5. A Partida

Passando super despercebido pelos cinemas - garanto que quase ninguém ouviu falar deste -, mostra que o cinema japonês tem sentimentalismo, poesia e beleza. Todas essas características estão presentes aqui. A história do homem que trabalha numa funerária e é criticado por seus familiares e amigos não é nada menos que linda, além de vir com uma trilha sonora que emociona e deixando tudo mais leve e bonito. Eu podia passar horas falando da beleza e da poesia deste filme sobre a morte, mas já deu pra perceber o tanto que este filme me emocionou. Altamente recomendável!


6. Gran Torino

Foi uma surpresa para mim. Fui ao cinema com uns amigos assistir e achei que era chato. Mas prendeu minha atenção do começo ao fim, o que é comum nos filmes de Clint Eastwood. O preconceito de raças, as gangues urbanas e tudo o mais são os temas do filme, que o mostra sem ficar chato ou cansativo. O modo como o personagem de Clint Eastwood foi construído ao longo do filme é de cair o queixo. Então, eu digo e repito que este é merece estar na lista. Não recomendado para adolescentes que gostam de High School Musical.


7. Coraline e o Mundo Secreto

Talvez o filme que mais sofra com o preconceito dos adolescentes de mente fechada por parecer uma animação "bonitinha" e "bobinha" para crianças muito pequenas, mas não sabem da terrível história, dos personagens psicodélicos e da magia desse maravilhoso mundo. Aliás, muitos disseram que não é recomendável para crianças muito pequenas e eu assino embaixo. Parece uma animaçãozinha feliz e inocentes, mas quase ninguém sabe do conteúdo sombrio e assustador. Ótimo!

8. Amantes

De todas as listas de "melhores filmes de 2009", quase todas possuíam desse ótimo drama-romântico. E ao assistir entendi a razão. É um filme muito bonito, com uma história simples e muito comum entre algumas pessoas: um homem que se apaixona por duas mulheres. Não é "genial", nem "o melhor filme do ano", mas é ótimo, nos prende até o final para querermos saber qual será o destino do personagem, com revelações sendo mostradas a cada cinco minutos (quase isso!) e um clima de romance delicioso.


9. A Troca

Pela primeira vez gostei de uma personagem de Angelina Jolie. Mas o que me fez gostar dessa mulher batalhadora que não desiste de encontrar seu filho desaparecido é o trabalho que Jolie faz aqui. Gostei muito! Um ótimo drama de Clint Eastwood (novamente), se bem que algumas cenas no final são bem desnecessárias, mas ainda assim um filme muito interessante, emocionante, com um visual deslumbrante, uma atriz mostrando seu talento nunca visto antes e um ótimo diretor.


10. Star Trek

Um dos blockbusters mais divertidos que já vi. Uma ação imbatível, efeitos visuais incríveis... Mas isso é comum nos filmes de hoje em dia, não? Sim, mas quase nenhum apresenta a característica principal do cinema: uma boa história. O filme não é formado apenas pela parte visual. Nada disso. Nem só pela ótima parte sonora também. Há os personagens muito bem construídos, a história bem elaborada e, com certeza, esse não poderia ficar fora da lista.

Por enquanto, é isso. Sintam-se livres para comentar. Lembrando que, mesmo não concordando com algumas opiniões, respeito todas, e é assim que todos devem ser. =)

Nenhum comentário: