quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Top 10 Comédia (2009)


Vou publicar hoje meu Top 10 de Comédia feito nessa semana. Lembrando que não são as melhores comédias que já assisti, e sim as minhas preferidas. E os dois termos não são a mesma coisa.

TOP COMÉDIA

1. Simplesmente Feliz (2008)
Eu sei que muitos, ao verem esse primeiro item da lista, já vão querer parar por aqui, porque não gostam, acham sem-graça ou detestam a personagem. Mas comigo é o contrário. Poppy é uma das melhores personagens do cinema, realmente engraçada. Ri bastante. Muitos falaram que não gostam porque não tem um tema fixo, é apenas uma mulher feliz que quer aprender a dirigir, encontra um maluco na rua, se apaixona pelo assistente social que vai ajudar um de seus alunos... E disseram que não gostaram porque depois de cada cena dessa, ela não sabe como terminou cada uma. Mas se esqueceram de que a vida é mesmo assim. Isso não é apenas um filme.

2. O Grande Ditador (1940)
Com certeza esse é, na minha opinião, o melhor filme de Charles Chaplin. Aqui, seu personagem Adenoid Hynkel (uma descarada sátira de Adolf Hitler), é um ditador poderoso, maquiavélico e esquisito. Chaplin, na verdade, faz dois personagens: Hynkel e também um barbeiro judeu capturado pelos guardas nazistas a comando de Hynkel. É uma comédia super engraçada, com tantas cenas hilariantes, que é difícil escolher a melhor. Mas a cena de Adenoid Hynkel dançando com o globo terrestre é o grande destaque do filme, tão famosa e insana, que já foi usada na abertura de uma novela da Globo: O Dono do Mundo.

3. O Circo (1928)

Mais um de Charles Chaplin na lista. Nesse, ele é apenas um homem que, por um acidente, acaba fazendo os espectadores de um circo rirem bastante, o que lhe faz ganhar lá um emprego de palhaço. Quando fui assistir, esperava apenas um filme "muito bom" (pois quando se fala de Chaplin, esse é o mínimo que podemos esperar), mas me surpreendeu. É um filme excelente! E daí que é preto e branco e mudo? O filme não precisa ter cores ou som para ser engraçado. E Chaplin conseguia fazer todos rirem apenas com imagens, sem precisar abrir a boca. Esse filme é um exemplo da genialidade de Chaplin, e mostra toda a sua astúcia, o seu timing cômico e toda a sua capacidade como humorista. Na imagem do filme acima, Chaplin acaba sendo preso por acidente na jaula do leão.

4. Cantando na Chuva (1952)
Uma comédia musical que mostra de forma cômica o surgimento dos filmes com som no cinema e o impacto que causou na mídia. A parte musical do filme é boa, mas a parte da comédia é melhor ainda, com piadas muito inteligentes e sarcásticas a toda hora. O trio principal é muito carismática e a antagonista Lina Lamont (Jean Hagen) está quase perfeita. A cena de Gene Kelly cantando na chuva é clássica e já foi considerada a cena mais famosa do cinema (concordo). Pudera! Já foi regravada por diversos artistas e até já foi satirizada várias vezes. Com certeza, esse filme deveria estar na lista.

5) De Ilusão Também Se Vive ou Milagre na Rua 34 (1947)
Uma comédia natalina. Novamente esse filme que já esteve em vários tops meus aqui nesse blog mesmo. Pudera! O filme é excelente! Para quem ainda está por fora, um velhinho barbudo que é contratado para trabalhar na loja Macy's diz que seu nome é Kris Kringle e afirma que é o verdadeiro Papai Noel. Mas ninguém acredita, muito menos Doris Walker, sua chefe. Ela diz para sua filha que Papai Noel não existe, por isso a garota da foto, Susan Walker, desde cedo não acreditou. Mas a chegada desse homem, que tem todos os motivos e argumentos do mundo para provar que é quem diz ser, as duas Walker ficam confusas, e começam a acreditar que ele é o verdadeiro Papai Noel. A cena do julgamento do Kringle no final foi a melhor cena de tribunal que já vi.


6. Mary Poppins (1964)
Mais uma comédia musical. A personagem-título é perfeita! Julie Andrews é perfeita! O melhor filme da Walt Disney! E um dos melhores da década de 1960. Nesse, Mary Poppins é uma babá com poderes mágicos que desce com seu guarda-chuva voador na casa dos Banks, que precisam de uma babá. Ela muda a vida daquela família com seus truques e músicas. É, sim, muito engraçado, com ótimos personagens e lindas músicas. E mesmo sendo xingado por gostar desse, digo e repito: Mary Poppins é sim um filme maravilhoso!


7. A Vida é Bela (1997)
Quem não parou de ver a lista no primeiro item, provavelmente vai parar agora. Mas o que posso fazer? Acho esse um filme realmente encantador e emocionante. A primeira metade é mais uma comédia romântica. A segunda parte já se transforma numa comédia dramática. Quer que eu explique melhor? A primeira parte, Guido é um homem que se apaixona por uma mulher, e vice-versa. Mas ela está noiva de um homem com quem Guido arrumou uma confusão anteriormente. Assim, depois de tentar conquistá-la e depois de suas tramoias e trapaças, os dois fogem e se casam. Têm um filho. Na segunda parte, Guido e seu filho são levados por uns policiais nazistas para um campo de concentração. Quando a mulher descobre, implora para que levem ela. E isso acontece. Mas as mulheres ficam separadas do homem. E é aí que começa a parte genial: o filho de Guido, muito pequeno, não sabe o que é um campo de concentração e não sabe o que fazem ali. Guido, então, transforma aquele drama num jogo, onde as pessoas ganham pontos, e o prêmio máximo é um tanque de guerra de verdade. E faz de tudo para que o filho não descubra a realidade daquele lugar.

8. Tempos Modernos (1936)
O terceiro filme da lista, que também é muito genial! Chaplin critica de forma muito engraçada o Fordismo e como os operários das fábricas sofriam com isso. O personagem de Chaplin nesse filme, um operário da fábrica, passa o dia todo fazendo o mesmo movimento: apertando parafusos nos objetos que passam por ele. Por isso, de tanto fazer esse mesmo movimento, pega um tique e fica assim quando para de trabalhar. Depois de tanto trabalho braçal, acaba ficando louco e é demitido. Depois disso, uma série de fatos engraçados e absurdos ocorrem em sua vida. Uma comédia magistral de Charles Chaplin, muito original e com aquele seu charme durante todo o filme.


9. Pequena Miss Sunshine (2006)
Uma ótima comédia inteligente atual, que mostra uma família desorientada que viaja numa kombi amarela e podre para que a filha mais nova possa participar de um concurso de miss. O pai da família é um homem que só pensa em vencer e sucesso. A mãe tenta a toda hora apaziguar a família. O irmão da mãe quase se suicidou porque o namorado o deixou. O filho do casal principal fez um voto de silêncio e não diz uma palavra; é o mais normal deles. E o avô é um pervertido que foi expulso do asilo por causa de drogas.


10) Quanto Mais Quente Melhor (1959)
Talvez a comédia mais original da lista. Esse filme conta a história de dois músicos fracassados e sem emprego que acabam sendo testemunhas de um crime. O gângster, então, vai atrás deles para matá-los, e os dois precisam fugir. A única solução é se vestirem de mulheres e embarcarem no trem que leva uma banda de mulheres e que precisam de mais duas para preencher os lugares vagos. E é aí que começa a confusão. Dos dois homens fantasiados de mulheres: um se apaixona por uma das garotas da banda, Sugar Kane (Marilyn Monroe); e o outro chama a atenção de um milionário, que por ele se apaixona. Todas as cenas são inspiradas e hilárias. As piadas contém uma malícia que quase não existia na época. E a última cena do filme, com a frase "Ninguém é perfeito", se torna uma das mais divertidas e absurdas da história do cinema. Para quem gosta de comédia com homens vestidos de mulheres, não é preferível que veja As Branquelas e Vovó... Zona sem antes ter visto essa. Indispensável!

Lembrando a todos que para construir esse top, analisei apenas a parte cômica do filme. A Noviça Rebelde, por exemplo, é um filme maravilhoso, mas a parte de comédia não é melhor que a desses filmes. Já a parte musical é sensacional.

Espero que tenham gostado. Sintam-se a vontade para comentar.
Obs.: Respeito a opinião de todos.

2 comentários:

RoDolFo disse...

já li o título "Simplesmente Feliz" umas cem vezes nesse blog....rsrs tenho q assistir esse filme...fiquei curioso... :x

minha comedia preferida é Tempos modernos seguido por Quanto mais quente....

belo top... ;)

Jean disse...

Pequena Miss Sunshine é mto bom! ótimo filme.