quinta-feira, 3 de março de 2011

Os maiores vilões do cinema moderno

5º - Mary ("Preciosa" - 2009)

4º - Coronel Hans Landa ("Bastardos inglórios" - 2009)

3º - Anton Chigurn ("Onde os fracos não têm vez" - 2007)

2º - Coringa ("Batman-O cavaleiro das trevas" - 2008)

1º - O cinema (França, 1985)
O cinema está em decadência desde a virada do milênio. Fato. A franquia Harry Potter, a trilogia O senhor dos anéis, os musicais Moulin Rouge e Chicago e as ótimas animações da Pixar deram nova vida ao cinema e seguraram as pontas no começo dos anos 2000, mas ainda assim Hollywood precisou e teve que apelar para o mundo das histórias em quadrinhos pra manter o cinema e fazê-lo virar o que é hoje. Adaptações de livros não eram mais o suficiente, e a indústria dos videogames ainda não conseguiu emplacar nada regular na sétima arte. O 3D tinha que aparecer para salvar o mundo, e realmente salvou o mundo do cinema pelo menos durante um tempo! A franquia Batman e Homem-aranha, de Christopher Nolan e Sam Raimi, e mais filmes como Avatar e A origem fazem bem ao cinema, pois fazem muito dinheiro, prêmios e alimentam os sonhos de quem ainda quer trabalhar nessa fábrica de ilusões.

E assim, aos trancos e barrancos, Hollywood apela aos poucos para o cinema internacional, cheio de legendas (Algo que os americanos por ser um povo extremamente mimado pela própria cultura não suporta), e agora recorre para os bons e velhos contos de fada, pois Alice do Tim Burton virou uma das maiores bilheterias da história. A criatividade está em algum lugar fundo e escuro do bueiro das idéias. É por isso que em tempos que o Oscar prefere dar suas honras máximas á algo conservador em vez de ter a oportunidade de premiar algo moderno e de grande apelo popular e intelectual, Hollywood encontra nela o próprio monstro!

3 comentários:

Rafael W. disse...

Uam das melhores matérias que já li neste blog. É uma verdade tão absurda, que dá vontade de chorar. Impressionante como tudo no cinema tem se rendido a tão pouco. Mas eu ainda acredito que exista uma luz no fim do túnel.

Grande matéria mesmo!

http://cinelupinha.blogspot.com/

Anônimo disse...

Espero que esse ultimo vilão tenha o destino que todos nós esperamos,de uns tempos pra cá houve uma epidemia de preguiça na mente dos cineastas,que desistiram de pensar e passar a responsabilidade de chamar publico a equipe de efeitos visuais e designers!

Jorge. disse...

Mas convenhamos, os EUA não é o centro do mundo, então se Hollywood está caída, que vá explorar horizontes fora de Hollywood, pois não há somente cinema americano nesse mundo.
E se (filmes que não vão além de fórmulas prontas e esquematizadas como) Harry Potter, O senhor dos anéis, Rob Marshall for o melhor que Hollywood tem a oferecer então tal indústria americana tá mesmo fudida.

Eu ri do "apelo popular e intelectual". poskpsokspsoaksposks
Post pretensioso e sem fundamento de alguém que só assiste filme de Oscar e anda revoltadinho.
Enquanto houver James Gray, Michael Mann, David Lynch, Tarantino, Sofia Coppola, que são gigantes arquitetos de imagem, sem falar dos Mestres De Palma, Scorsese, Eastwood, W. Allen,Abel Ferrara, Hollywood terá salvação
Mas se ficar assistindo só produtos de marketing, vai ficar aí escrevendo essas bobagens.