domingo, 13 de março de 2011

Nos moldes da Disney



Em sua carreira, a Disney sempre teve altos e baixos. Começou muito bem com suas animações entre as décadas de 30 e 40, depois teve uma grande decaída, depois voltou ao auge e tornou a despencar novamente... e por aí vai. Então, a Disney sempre foi marcada por 'épocas'.

Quem aprecia as animações dos estúdio e já assistiu diversas delas, provavelmente concordará que a melhor época da Disney ocorreu entre 1989, com o lançamento de A Pequena Sereia, até 1994, quando O Rei Leão encerra o período, englobando também A Bela e a Fera e Aladdin.

Esses três, feitos na mesma época, são até hoje os mais populares e aclamados filmes da Walt Disney, que fez a produtora reviver novamente (pois antes disso, estava sendo quase esquecida). E se percebermos bem, podemos até encontrar algumas semelhanças no roteiro desses quatro filmes, como se eles tivessem seguindo um mesmo molde e saíssem todos com a mesma forma, porém com histórias e personagens diferentes.

Resumidamente, esses quatro filmes podem ser descritos assim:

1 - Há um prólogo contando alguma coisa importante para a história (ou não).
2 - Apresenta um personagem e mostra que ele tem um sonho (e ele canta uma música a respeito disso).
3 - Há um acontecimento que muda a vida do personagem para sempre.
4 - Mostra como está a nova vida dele.
5 - Há uma cena romântica entre o personagem e a criatura que ama (e também há uma canção a respeito disso).
6 - Luta contra o vilão.
7 - Todos vivem felizes para sempre.
Se você duvida que há esses elementos presente nos quatro filmes, explicarei agora como cada uma dessas características se encaixa na história.
ATENÇÃO: Abaixo, você encontrará spoilers que podem acabar com a graça do filme depois. Se você não viu algum desses quatro filmes, recomendo que não leia.

1 - Prólogo

A Pequena Sereia começa com uma certa movimentação no fundo do mar, afinal todas as criaturas marinhas estão indo assistir à uma apresentação em que a filha do Rei Netuno irão cantar. Porém, Ariel não aparece.
No começo de A Bela e a Fera, somos presenteados por um narrador contando como a Fera se tornou aquele monstro terrível, e como o feitiço poderá ser quebrado.

Aladdin tem início com a música "Arabian Nights" (aqui no Brasil, "As Noites da Arábia"), mostrando o país em que se passa a história, e em seguida, o antagonista Jafar obriga um homem a entrar em uma caverna e recuperar algo que este pretende possuir.
O Rei Leão se inicia também com uma certa movimentação no reino dos animais, afinal todas os animais estão indo assistir à um evento grandioso, o nascimento do Rei Mufasa. Aqui, é executada a famosa canção "Circle of Life" (aqui no Brasil, "O Ciclo Sem Fim"), e a cena em que Simba é erguido pelo macaco Rafiki.

2 - O sonho de cada personagem e a música que eles cantam

O sonho de Ariel, "a pequena sereia", é ser uma humana, e conforme mostra ao peixe Linguado todos os objetos dos humanos que adquiriu ao longo do tempo, canta a música "Part of Your World" ("Parte do Seu Mundo").


Bela também tem um sonho. Ela desejo sair daquele vilarejo monótono e sem-graça em que vive, e isso fica bem claro enquanto cumprimenta os moradores da cidade (e vice-versa) com a canção "Bonjour".


Em sua música, "Correr Para Viver", Aladdin conta como é sua rotina de roubar para poder comer. Ele não diz claramente na música, mas obviamente ele quer que sua vida mude e ele não precisa mais praticar tal ato.


Dessas quatro, a situação de Simba é a mais famosa, afinal, o que ele quer mais é ser rei!


3 - O acontecimento que muda a vida do personagem

Este é o momento em que a história avança. Por exemplo... quem já viu este filme, sabe que Ariel salva a vida do Príncipe Eric e se apaixona por ele. Depois, isso faz ela procurar a bruxa Ursula e querer se transformar de vez em uma humana.

O pai de Bela acaba se perdendo no meio da floresta e uma Fera grande e terrível o aprisiona. Quando ela fica sabendo, vai atrás dele e decide ser a prisioneira monstro em seu lugar. Esse é o acontecimento que faz a história chegar à trama principal.

E o que acontece quando Aladdin é enganado por Jafar, entra na caverna das maravilhas e lá fica preso? Ele encontra a conhecida lâmpada maravilhosa, onde habita um gênio que lhe concede três desejos. Aí a história decola.

E, novamente, o mais comum dos quatro casos, o tio invejoso de Simba, Scar, arma uma cilada: a debandada dos gnus (animais africanos). Lá, Simba se perde, seu pai tenta salvá-lo e acaba morrendo. Simba, culpado, foge.

4 - O que acontece com o personagem depois?

Aqui, a trama se desenrola. Ursula transforma Ariel em uma mulher de verdade, e lhe diz que o príncipe deve lhe dar um beijo antes do anoitecer do terceiro dia.

A Bela e a Fera se apaixonam.


Aladdin se passa pelo Príncipe Ali com o objetivo de se casar com a Princesa Jasmine.


Simba, perdido, conhece Timão e Pumba, que o ensinam uma nova filosofia de vida: Hakuna Matata.


5 - Momento romântico

Ariel e Eric passeiam de barco, enquanto Sebastião e outros peixes cantam "Beije a Moça" para que ela consiga o beijo antes do terceiro dia e não pertença a Ursula.


Os objetos falantes limpam todo o castelo da Fera para a cena mais conhecida do filme: a dança entre a Bela e a Fera, enquanto a chaleira canta uma música com o mesmo título do filme.


Uma das músicas mais conhecidas da história do cinema, "Um Mundo Ideal" ajuda o clima romântico da cena em que Aladdin e Jasmine passeiam com o tapete mágico.


Nala aparece e convence Simba a voltar e enfrentar seu tio. Já adultos, eles vivem um romance, depois de anos sem se ver. "Nesta Noite o Amor Chegou" é a música da vez.


O combate final

Isso não é surpresa, pois a maioria dos filmes tem um "combate final", onde os vilões são enfrentados pelos protagonistas.

E finalmente, todos vivem felizes para sempre.

Como vocês puderam ver (ou não), todos esses filmes - e muitos outros da Disney - seguem exatamente este formato de roteiro. Mas, obviamente, isso não tira nenhuma das inúmeras qualidades que esses quatro filmes possuem.

Nenhum comentário: