domingo, 6 de março de 2011

Um olhar do paraíso: fevereiro de 2011


Após um mês de janeiro recheado de filmes, ouve aqui uma grande queda em minha vida cinéfila devido ao começo das aulas - como sempre. Mesmo tendo visto apenas 18 filmes neste mês de fevereiro, o que importa agora foi a quantidade de filmes bons que tive o prazer de acompanhar neste segundo mês de 2011. Vou começar a analisar agora os filmes que vi em fevereiro.

Comecei o mês com tudo. Logo no primeiro dia, vi quatro filmes bons. Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar foi o primeiro deles. Uma grande animação de Miyazaki, conhecido como o Disney oriental. Mais tarde, vi o mais recente filme de Woody Allen, Você Vai Conhecer o Homem dos Sonhos - desde já, um dos filmes mais subestimados de seu ano. À noite, vi dois filmes ainda inéditos do Brasil: um deles é bonito e com uma atuação esplêndida de Nicole Kidman, que a fez ser indicada ao Oscar. Este é Reencontrando a Felicidade (título original: "Black Hole"). E o segundo me surpreendeu bastante por ser muito divertido e trazer uma história genial, além de uma Emma Stone talentosíssima - A Mentira.

No dia seguinte, vi apenas um filme, mas ainda ótimo e muito adorado por vários cinéfilos. Sim, finalmente consegui ver Clube da Luta, e não me arrependi. Dois dias se passaram para eu ver mais um, desta vez na televisão (SBT) - Garotas S.A. foi exibido pelo Cinema em Casa no dia 4 e eu aprovetei para assistir. Nada de especial, é lógico.

No dia seguinte, sábado, saí com uns amigos e fomos ao cinema. Íamos ver "Desenrola", mas não estava mais em cartaz no cinema em que fomos. Logo, decidimos ver O Turista, com meu ator preferido (que virou modinha, mas continuoadmirando-o) e Angelina Jolie. Durante a exibição deste filme pude, pela primeira vez na minha vida, enxergar a tão falada beleza de Jolie, que até então eu achava superestimada. Gostei do filme. Toca "Starlight", da banda Muse, nos créditos finais. Já foi minha música favorita. Adorei descer as escadas do cinema com essa música tocando. Me senti poderoso. Ok, vamos deixar de papo e ir para o próximo filme.

No dia seguinte, vi meu primeiro filme clássico do ano, que não foi "O Último Tango em Paris", mas sim uma comédia engraçada com James Stewart baseada em uma peça teatral: Meu Amigo Harvey. Dia 8,  vibrei com o musical Positivamente Millie, que conta com a presença de minha atriz preferida (Julie Andrews) e, na tarde seguinte, quase dormi aguentando as duas horas do chato Encontrando Forrester, que vi com duas amigas para um trabalho de escola.

Dia 10, quinta-feira à tarde, revi meu primeiro filme do mês. Eu já tinha visto e amado Monty Python em Busca do Cálice Sagrado, e tive um ótimo momento aturando a genialidade deste grupo de comédia britânico. E no sábado, vi Abraços Partidos, do Almodóvar - gostei, mas esta longe de ser um de seus melhores -, revi A Grande Família - O Filme - ri muito com o Lineu bêbado - e vi o ruim filme nacional Muito Gelo e Dois Dedos D'Água.

Dia 14, vi o curta-metragem Identidade, de Fernando Meirelles, e na terça-feira, uma comédia romântica muito acima da média, Simplesmente Amor. Cinco dias se passaram, até eu tornar a ver outro filme, e meus olhos brilharam, meu coração se derreteu e eu me emocionei com Billy Elliot que, levando para meu lado pessoal, conseguiu resgatar alguns sentimentos bem profundos sobre mim mesmo. Isso foi no sábado.

No domingo, finalmente vi A Rede Social, e achei ótimo, embora eu ainda ache Mark Zuckerberg um idiota, porém gênio. No mesmo dia à tarde, vi O Último Tango em Paris e admito que esperava algo mais ousado na tão comentada 'cena da manteiga'. E à noite, tive a quem dar o selo de melhor filme do mês: já estava na hora de eu ver este que muitos consideram o melhor de meu diretor favorito, e após conferir, assino embaixo. Este é Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas. Uma viagem imaginativa inesquecível!

No outro dia, revi A Mentira, que adoro. Dois dias depois, vi a comédia Como Perder um Homem em 10 Dias, que só tive vontade de assistir porque eu soube que tocava a música "Kiss Me", da banda Sixpence none the Richer, em uma das cenas - e eu adoro a música. Bom, Kate Hudson vale o ingresso.
E para encerrar, numa sexta-feira, dia 25, revi o meu filme preferido e continuo amando-o como nunca. Pela terceira vez, tive um momento mágico ao conferir O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

Bem, foi isso. Vi filmes para todos os gostos, e não vou parar agora. Que março seja um ano com muitos filmes (como ocorreu em Janeiro) ou com poucos filmes, porém com mais qualidado (como ocorreu aqui).

Resumo de minha situação cinéfila
Filmes vistos este mês: 18 
Filmes vistos no ano até aqui: 53
Filmes revistos este mês: 4
Filmes revistos no ano até aqui: 7
Melhor filme do mês: Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
Pior filme do mês: Muito Gelo e Dois Dedos D'Água
Maiores surpresas do mês: Simplesmente Amor / Billy Elliot / O Turista
Melhor atuação masculina do mês: Jesse Eisenberg em A Rede Social
Melhor atuação feminina do mês: Emma Stone em A Mentira

Nenhum comentário: