segunda-feira, 16 de maio de 2011

TOP 8 - Adaptações!

Vou contar uma novidade: Hoje em dia o cinema adapta suas histórias de todos os meios. TODOS mesmo! E tudo começou quando os produtores perceberam o potencial que as histórias narradas nas páginas dos livros tinham para serem narradas na telona, assim como hoje em dia eles perceberam o mesmo com as histórias em quadrinhos. Mas talvez a melhor maneira de se julgar uma adaptação literária para o cinema seja não pelo seu grau de fidelidade literal à obra original, mas por sua eficácia em adequar perfeitamente para uma mídia algo inadequado para outra. E poucos filmes tem mentes que conseguem essa proeza de conseguirem o mesmo impacto que a mesma história conseguiu nas páginas do material original.

8º - Trilogia O senhor dos anéis (2001 - 2003)
Seria covardia apontar o mais bem adaptado livro da fantástica saga escrita por John Ronald Reuel Tolkien, entre 1937 e 1949, porém não há o que discutir em relação a riqueza da trilogia no cinema. Um mundo medieval complexo e com características únicas era totalmente inadaptável, mas não depois que até o quase então desconhecido Peter Jackson assumiu e comandou todo o espetáculo com maestria, algo que com certeza deixaria Tolkien orgulhoso de ver sua trilogia sendo trazida ao século 21. O resultado é que qualquer épico de fantasia, em qualquer mídia, bebe da fonte que Tolkien e Jackson criaram.

7º - O poderoso chefão 2 (1974)
Quem já teve o prazer de ler os livros de Mario Puzo sabe muito bem a dificuldade de levar pras telas a história da máfia italiana devido a complexidade moral dos fatos. Há algumas diferenças entre o material original e a segunda parte da trilogia, mas Chefão 2 é muito melhor tecnicamente do que o primeiro filme, e mais bem dirigido por Coppola, contando com grandes atuações de Roberto De Niro e Al Pacino (Talvez seja a melhor atuação dele).

6º - Apocalypse now (1979)
Francis Ford Coppola é um gênio. O diretor quando acabou de filmar a trilogia policial definitiva do cinema decidiu adaptar o livro Heart of darkness, e o resultado é o filme de guerra mais poderoso de todos os tempos. Tente não ficar impressionado com o poder do cinema vendo o ataque dos helicópteros a uma praia vietnamita ao som de Ryde of Valkyries.

5º - Laranja mecânica (1971)
A arte sempre serviu para dissecar vários pontos da sociedade, e o mesmo acontece com o clássico livro do inglês Anthony Burger, livro inclusive difícil de ler por ter um vocabulário próprio e totalmente politicamente incorreto. Se hoje em dia isso ainda é ofensivo, imagine em 1962. Talvez a adaptação do livro homônimo fosse virar caricatural e exagerada, mas nas mãos de ninguém mais, ninguém menos de Stanley Kubrick, o filme fica mais ousado do que o livro! Um murro na cara dos mais certinhos!

4º - Doutor Jivago (1965)
Adaptar das páginas do romance de Boris Pasternak para a tela um filme colossal como Doutor Jivago exigiu muito do diretor David Lean, que teve enorme e notável fidelidade ao material original em uma época escassa em recursos tecnológicos. Uma trama complexa, tanto livro quanto filme, mas que arrastou multidões ao cinema e popularizou ainda mais a obra literária.

3º - O exorcista (1973)
O melhor filme de terror de todos os tempos? Muito provavelmente. Eu finalmente tive coragem para ver o filme e ler o livro, e ambos me surpreenderam. O impacto que ambos tem sobre o leitor e o espectador é tão grande que é impossível definir qual versão é a melhor. O roteiro de cinema foi escrito pelo próprio William Peter Blatty, o escritor do best-seller. O resultado realmente não poderia ser melhor.

2º - O poderoso chefão (1972)
Qual é melhor, o primeiro ou o segundo O poderoso chefão? Realmente, o segundo é mais bem dirigido, tecnicamente superior, então o que faria o clássico absoluto ser melhor do que seu antecessor? A resposta é: Marlon Brando, na atuação que eu arrisco a dizer que é A MELHOR ATUAÇÃO MASCULINA DA HISTÓRIA! Meu Deus, o que dizer de um dos filmes mais completos já feitos? Os sem-numero de momentos ícônicos do cinema fazem a obra de Coppola ser melhor que o livro de Mario Puzo! Mas então, o que poderia ser melhor?

1º - 2001 - Uma odisséia no espaço (1968)
A Magnum Opus de Stanley Kubrick? A melhor ficção-científica do cinema? Qual o sentido desse filme? Tem algum sentido? Questões e questões, por isso eu aconselho quem ainda não viu o clássico sessentista para ler o livro de Arthur C. Clarke. Assim como O exorcista, é impossível decidir qual versão é a melhor (Livro ou filme), mas Stanley "fodástico" Kubrick conseguiu chegar realmente perto da perfeição aqui. Imagem e som no ponto máximo para fazer a melhor adaptação literária para o cinema.

Nenhum comentário: