quinta-feira, 7 de julho de 2011

Um Post Clichê



Devido à uma enchente de perguntas que recebo sobre "o que são clichês", decidi preparar esse post, explicando de uma vez por todas tudo sobre clichês.

Em primeiro lugar, o que é clichê?
A Wikipedia diz que "... pode significar uma ideia relativa a algo que se repete com tanta frequência que já se tornou previsível dentro daquele contexto" e ainda usa o mesmo exemplo que eu ia usar neste post ("O culpado é sempre o mordomo").

E, realmente, para quem ainda não entendeu, clichê é aquele elemento que já não é mais original e se tornou desgastado, batido, previsível, óbvio, comum, banalizado, e por aí vai. Os gêneros cinematográficos que mais abusam desse serviço são o terror e a comédia romântica.


Vamos aos exemplos...

Histórias clichês
1) Um homem tem que se passar por namorado de uma mulher, mas eles acabam se apaixonando. Ou uma mulher decide infernizar a vida de um homem mas eles acabam se apaixonando.

2) Uma mulher chega e muda a vida de uma pessoa, de uma família ou de um grupo, apenas com seu jeito de ser e sua simpatia extrema.

3) Uma família está andando de carro de madrugada, porém a máquina quebra e eles ficam perdidos no meio do nada. Acham uma casa (ou um hotel, ou um castelo) no fim da estrada. Conseguem chegar até lá e se instalam, mas no meio da noite, enquanto tentam dormir, descobrem que estão correndo perigo e precisam fugir.

4) Uma garota tem um sonho. Ela tem talento, mas nunca ninguém a descobriu. Um dia, a descobrem e ela fica famosa.

Em filmes de terror

1) Agora ela vai entrar no banheiro. Agora ela vai abrir o espelho e pegar a escova de dente. Agora ela vai fechar o espelho e uma amigo dela vai estar atrás. Nessa hora, vamos ouvir um "TCHAM!"

2) Agora ela vai abrir a porta, que irá ranger mesmo estando nova. Agora ela vai entrar e não vai ver nada de especial. Agora ela vai se virar e vai dar de cara com um amigo dela. Nessa hora, vamos ouvir um "TCHAM!"

3) Agora ela e o assassino estão lutando. Agora ela joga o assassino da escada. Ela vai olhar e o assassino vai estar morto e sangrando. Agora ela vai acudir o amigo que está caído no chão. Agora ela vai voltar para o topo de escada, vai olhar para o assassino e ele não vai mais estar lá. 
Esse é muito comum nos filmes do Michael Myers.

Regras dos filmes de terror
1) Os coadjuvantes, só de levarem uma pancada na cabeça, já desmaiam e ficam inconscientes; os protagonistas, porém, se machucam, batem as costelas, sangram, quebram as pernas e os braços, ficam cegos, surdos, mudos, loucos, paraplérgicos e com labirintite, mas voltam a viver felizes no final.
2) O assassino encosta a faca e mata as pessoas, mas pode levar socos, pancadas, facadas, tiros e serem atirados de janelas. Ele nunca morre.
3) Toda casa de filmes de terror tem que ter dois andares. Um filme de terror sem escada não é filme de terror.
4) Todo filme de terror tem que ter um telefone tocando. Se não, não é filme de terror.

Em comédias românticas

Esse é o mais fácil de se compreender.

ENTENDA A ESTRUTURA DE UMA COMÉDIA ROMÂNTICA EM 10 PASSOS
1. Um homem está no aeroporto esperando seu avião decolar.
2. Ele senta em uma cadeira e pega uma revista que está ao seu lado.
3. Uma mulher ia pegar a mesma revista e eles brigam pela revista.
4. Ele entra no avião.
5. A mulher senta ao lado dele.
6. Eles discutem durante metade do voo.
7. Eles ficam em silêncio.
8. Ele faz uma gracinha e ela ri.
9. Eles conversam até o fim do voo.
10. Quando aterrissam, já sabem tudo sobre o outro e se casam.

Aqui, podemos pegar os elementos principais. Eles se conhecem e discutem. Brigam. Ele conta uma piada e ela ri. Namoro. Brigamde novo e nunca mais querem se ver de novo. Se sente solitários e percebem que só poderão ser felizes juntos.

Regras de comédias românticas

1) A protagonista não pode ficar sozinha no final.
2) Quando ela brigar com o namorado, só poderá receber conselhos de sua amiga encalhada ou de seu amigo gay (que dirá "Você ama aquele bofe, volte para ele").
3) Casais de comédias românticas geralmente são muito possessivos e brigam por objetos como revistas, travesseiros, escovas de dente, chinelos.
4) Conversar com um amigo do sexo oposto perto do namorado é sinônimo de discussão.
5) Discussões e mais discussões. Comédias românticas são piores que Casos de Família.

---------------------------------------


"Falar de amor é clichê."
"Eu acho que falar que falar de amor é clichê é que é clichê."
(Apenas o Fim)

Um comentário:

Andinhu S. de Souza disse...

Ha! adorei o post.

1) Agora ela vai entrar no banheiro. Agora ela vai abrir o espelho e pegar a escova de dente. Agora ela vai fechar o espelho e uma amigo dela vai estar atrás. Nessa hora, vamos ouvir um "TCHAM!"

não existe coisa mais clichê do que isso hahhahaah