terça-feira, 2 de agosto de 2011

Um olhar do paraíso: julho de 2011


Tiro e Queda (1998)
Ao contrário de muitos filmes de ação sérios que tentam fazer piadas em cenas aleatórias, Tiro e Queda acerta em deixar o humor em primeiro plano. O espectador acaba não levando muito a sério e se surpreendendo mais. Mas ainda é um programa irregular.
Nota: 5.0

Karatê Kid (2010)
Jaden Smith não herdou o raro carisma que seu pai possui, mas isso não o torna um filme menos interessante.
Nota: 6.0

The Cat Came Back (1988)
Se assemelhando a um daqueles desenhos animados feitos em massa pelos programas de TV paga e sem nenhuma graça, esta animação possui poucos momentos bons em tão pouco tempo.
Nota: 5.0

Balance (1989)
Curioso e inteligente, este curta-metragem de atmosfera forte possui uma mensagem importantíssima que se encaixa em diversas situações do dia a dia - família, trabalho, sociedade. Quase obrigatório para a humanidade.
Nota: 8.0

Technological Threat (1988)
Recliclagem de... sei lá... "Pica-Pau + Tom & Jerry"? Devo ter visto situações iguaizinhas a essa com outros personagens. Como definir?
Nota: 4.0

O Homem Nu (1997)
Uma boa comédia brasileira, cujas piadas de sexo - muitas vezes descartáveis na maioria das produções nacionais - são bem usadas e não irritam. O desfecho é dotado de criatividade.
Nota: 7.0

Sortilégio de Amor (1958)
Uma típica comédias romântica onde o amor não está só presente na sinopse, mas também na cena, na tela e por trás de toda a produção. Kim Novak está soberba e James Stewart como sempre dá um espetáculo.
Nota: 8.0

Cavallette (1991)
Um resumo do mundo em 9 minutos. Podem até faltas nas aulas de História depois disso (só não me culpem depois pelas consequências).
Nota: 7.0

Gone Nutty (2002)
Scrat. Algo mais a ser observado?
Nota: 7.0

Let's Pollute (2009)
Propaganda nada original. Indicada ao Oscar. Vai entender...
Nota: 5.0

Carrie - A Estranha (2002)
Demora mais de duas horas para falar, de modo mal dirigido e atuado, o que o filme do DePalma conseguiu de modo infinitamente mais eficiente e em menos tempo. O nome disso? Dinheiro. Mas Patricia Clarkson marca a presença, então nem tudo está perdido.
Nota: 1.0

Cilada.com (2011)
Diverte. Possui lá suas cenas de vergonha alheia, mas possui personagens engraçados com atores inspirados em seus papéis. Sergio Loroza deixa todo o elenco comendo poeira.
Nota: 7.0

This Way Up (2008)
À la Tim Burton - obscuro e muito divertido.
Nota: 7.0

Revolução em Dagenham (2010)
Sally Hawkins leva o filme todo nas costas que, se analisado bem, não é ruim.
Nota: 6.0

Ninguém Segura Esses Fantasmas (2010)
É incrível como a Sessão da Tarde passou a exibir filmes desconhecidos que possuem sempre a mesma história, os mesmos personagens, os mesmos antagonistas, as mesmas piadas e os mesmos desfechos. Não deixem seus filhos assisti-lo - sensor de lixo apitando a mil.
Nota: 0.0

A Dama na Água (2006)
Que roteiro é esse? Shyamalan estava sendo irônico ou sem inspiração? Devo rir ou chorar? Sorte que o elenco principal está bom.
Nota: 4.0

Tia Danielle - Perversa e Perigosa (1990)
O tipo de humor que me atrai. E esse não decepciona. Tsilla Chelton dá uma Tia Danielle e tanto!
Nota: 7.0

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II (2011)
Um clímax de duas horas. É empolgante, emocionante ao extremo e consegue manter sempre o mesmo ritmo frenético e alucinante. Acho que nem preciso comentar a performance divina de Alan Rickman, que garante os melhores momentos do filme.
Nota: 9.0

Camp Rock 2 (2010)
Está longe de ser um bom filme. Esta sequência é ainda um marketing descarado e não é nada original. Mas a trilha sonora é melhor do que o primeiro filme, assim como seu roteiro com menos furos.
Nota: 3.0

Harry, o Amigo de Tonto (1974)
Art Carney e sua atuação da década (de 70) embelezam o filme ainda mais.
Nota: 8.0

A Garota da Capa Vermelha (2010)
Isso aqui mostra que a moda de criar versões sombrias de contos de fadas para adolescentes é puramente um equívoco. Seyfried causa aborrecimentos e frustração. E a atmosfera do filme definitivamente não funciona como deveria (o nome disso? marketing).
Nota: 3.0

O Ladrão Aventureiro (1967)
Divertido e com um gênio em tela. Uma obra menor e menos conhecida, mas não menos digna de aplausos do que os outros com Belmondo.
Nota: 8.0

Mamãe Saiu com um Vampiro (2000)
Não analise o filme. Sinta. O máximo que você pode sentir, no máximo, é sono, mas isso é só um "apesar dos pesares". No todo, assistível.
Nota: 5.0

A Ressaca (2010)
Um elenco simpaticíssimo e deixas muito bem aproveitadas no roteiro criativo. O melhor de tudo é não ter sentido.
Nota: 7.0

Anemic Cinema (1926)
???????????????
Nota: ?
Em Algum Lugar do Passado (1980)
Uma trilha melosa e linda que embala com perfeição um romance bem construído e atuações respeitáveis.
Nota: 7.0

O Dólar Furado (1965)
Faroeste sem atrativos ou cenas que prendem. Desinteressante.
Nota: 4.0

Cartas para Julieta (2010)
Juro que adivinhei tudo o que iria acontecer da metade até o final. Mas é bonito e Amanda Seyfried, aqui, deixa de lado sua atuação sempre 'adolescente corajosa e decidida' para uma mulher elegante. Ela deve ter algum talento guardado, mas só precisa descobrir como expressá-lo.
Nota: 5.0

Gênio Indomável (1997)
Grandes performances em um filme desproporcional. Exaustivo.
Nota: 6.0

Magnólia (1999)
Descobri que esse é um dos poucos filmes cujas três horas consigo ver de uma só vez. Tom Cruise e Julianne Moore dispensam comentários e o modo como todas histórias se juntam é brilhante! O melhor de Paul Thomas Anderson.
Nota: 8.0

Um Jantar para Idiotas (2010)
Cumpre bem seu objetivo - é idiota. Steve Carrell está perfeito e chega a ser irritante, o que é proposital. Além disso, é um filme engraçado. Um comentário idiota para um filme idiota.
Nota: 7.0

O Homem que Fazia Chover (1997)
Não costumo usar esse tipo de comentário para justificar os pontos positivos ou negativos de um filme, mas às vezes é inevitável: nunca pensei que Coppola fosse capaz de fazer um filme TÃO CHATO!
Nota: 3.0

Vírus (2009)
Sabe aquela expressão "entrar mudo e sair calado"? Assista a este filme se nunca a entendeu. Além disso, não possui o mínimo de tensão.
Nota: 4.0

Meu Mestre, Minha Vida (1989)
Também conhecido como "Ao Mestre, com Carinho". Sidney Poitier, porém, não chega a ser involuntariamente irritante em seu filme. Mas a culpa não é de Morgan Freeman. Ele não fez nada mais que sua obrigação de atuar bem.
Nota: 6.0

Foi Apenas um Sonho (2008)
"Aprenda a Trabalhar Relações Pessoais", por Sam Mendes. Embora aqui esse fato não se mostre de modo tão perfeito quanto em Beleza Americana, vale a pena. Um dos melhores casais da década.
Nota: 7.0

Tubarão (1975)
A tentativa de Spielberg em ir aumentando a tensão aos poucos acaba se transformando em um grande aborrecimento. Se envelheceu, o fez mal, pois nem como humor involuntário serve. Possui momentos dignos da capacidade do diretor - sobretudo perto de seu desfecho, mas aí já é tarde demais.
Nota: 5.0
Desenrola (2010)
A comédia nacional para adolescentes que eu sempre quis ver. Olívia Torres, surpreendentemente saída da Malhação, é um achado!
Nota: 7.0
Leia a crítica completa clicando aqui.

Microcosmos - Fantástica Aventura da Natureza (1996)
Conteúdo extremamente interessante, mas não o bastante para 'entreter' durante uma hora.
Nota: 6.0

Mudança de Hábito 2 - De Volta ao Convento (1993)
Reciclagem do primeiro filme.
Nota: 5.0

Burlesque (2010)
Mesmo tendo aquela mesma história de musicais contemporâneos, possui uma Cher que fascina. Realmente, aqui ela possui o porte de uma lenda.
Nota: 5.0

Lírio Partido (1919)
Cada frame é uma pintura. Cada olhar, cada movimento soa como pura poesia. E Lilian Gish em uma das cinco maiores atuações femininas da história.
Nota: 9.0

Massacre do Micro-Ondas (1983)
Comelça mal, continua bem, termina pior do que começou.
Nota: 4.0

Minha Vida em Cor-de-Rosa (1993)
Talvez o longa-metragem que melhor lida com o tema 'homossexualismo'. Não é fácil retratar a dúvida da sexualidade pelos olhos de uma criança, mas isso não é obstáculo para este filme.
Nota: 8.0

Primavera para Hitler (1968)
Uma boa primeira impressão de Mel Brooks. Eu, que já gostava da refilmagem, não pude deixar de perceber aqui as mesmas piadas, porém melhores encaixadas. E os momentos toscos do filme de 2005, naquela época, não existiam, o que torna o original bem melhor. Uma opção excelente para quem quer uma comédia inteligente.
Nota: 9.0

Resumo de minha situação cinéfila
Filmes vistos este mês: 44
Filmes vistos este ano até aqui: 160
Melhor filme do mês: Primavera para Hitler
Pior filme do mês: Ninguém Segura Esses Fantasmas
Maiores surpresas do mês: Desenrola / Tia Danielle - Perversa e Perigosa / Minha Vida em Cor-de-Rosa
Melhor atuação masculina do mês: Art Carney em Harry, o Amigo de Tonto
Melhor atuação feminina do mês: Lilian Gish em Lírio Partido

Nenhum comentário: