sábado, 2 de outubro de 2010

Vestindo o pijama de madeira em setembro

Cuidado! Reze para que sua figura preferida do cinema não bata as botas ainda este ano - isto é, se já não morreu nesse terrível mês de setembro.

2010 foi um ano de grandes perdas, como Dennis Hopper e o escritor português José Saramago, mas o recorde de gente que decidiu pegar o expresso de madeira com passagem só de ida foi em setembro.
A impressão que dá é a de que todos combinaram de morrer juntos para aumentar a popularidade, mas, brincadeiras à parte, só nos resta torcer para que mais ninguém decida desocupar o beco.

Tudo começa no dia 12, quando Claude Chabrol, aos 80 anos, tomou seu chá de buraco após problemas cardíacos e pulmonares. O diretor francês teve participação tanto nas telas quanto na televisão. Estreou nas telas com sua obra Le Beau Surge (que recebeu o título no Brasil Nas Garras do Vício), e seu último trabalho foi a direção de Inspetor Bellamy. Dentre seus trabalhos mais famosos, estão As Corças, O Açougueiro, Madame Bovary, Uma Garota Dividida em Dois e A Comédia do Poder.

Outra que quis queimar o fusível foi a atriz Gloria Stuart, que em julho completou um século de existência. Falecida no dia 26 de Setembro, Stuart teve uma participação mais que famosa logo no começo do filme Titanic, como a personagem Rose depois de idosa. Ela foi indicada ao Oscar logo os 86 anos, batendo o recorde como a pessoa mais velha a conseguir este feito. A atriz começou sua carreira em 1932, com o filme The Old Dark House e, no seguinte, atuou em O Homem Invisível, com Claude Rains (de Casablanca). A senhora também atuou em O Hotel de um Milhão de Dólares, O Prisioneiro de Ilha dos Tubarões, Medo e Obsessão e, mais recentemente, Chris & Don, Uma História de Amor.

Um dia depois, a bola da vez fora Sally Menke, uma editora de cinema. Encantrada morta em uma trilha de caminhada em Los Angeles, Menke trabalhou, desde 1984, em mais de vinte filmes, incluindo todos os filmes de Quentin Tarantino. Fora indicada ao Oscar duas vezes: em 1995, por Pulp Fiction - Tempo de Violência, e ainda este ano, por Bastardos Inglórios (ambos de Tarantino).

No outro dia, o mundo recebeu a notícia de que Arthur Penn também havia refinado a rapadura. Também com problemas no coração, faleceu aos 88 anos. O diretor teve seu primeiro filme lançado em 1958, denominado The Left Handed Gun. Ele também dirigiu O Pequeno Grande Homem, Duelo de Gigantes, Caçada Humana, e suas duas obras mais famosas são O Milagre de Anne Sullivan, de 1962, e Bonnie & Clyde - Uma Rajada de Balas, em 1967 - e fora indicado ao Oscar por estes dois últimos.

O choque final veio dois dias depois, quando o clássico Tony Curtis, que já até trabalhou ao lado de Marilyn Monroe e Jack Lemmon em Quanto Mais Quente Melhor, faleceu aos 85 anos. Estrando no cinema com O Príncipe Ladrão, em 1951, Curtis também trabalhou em filmes como A Embriaguez do Suesso, Acorrentados (com Sidney Poitier - e onde foi indicado ao Oscar), Nu em Nova York, O Homem que Odiava as Mulheres, Taras Bulba e O Último Magnata.
No mesmo dia, outra pessoa teve que rachar o quengo. Stephen J. Cannell fora a última vítima, para fechar setembro com chave de ouro. Cannell produziu e dirigiu o recente Esquadrão Classe A e participou de mais de quarenta séries televisivas. 

Qual é o sentido disso? Setembro foi um mês amaldiçoado? Será que outubro será tão trágico quanto? Não perca os próximos capítulos desta trama complexa e terrível que é a vida.

Que descansem em paz.

Nenhum comentário: