domingo, 7 de novembro de 2010

Originalidade é tudo

Sabendo como são os brasileiros, aposto que muitos olhariam a imagem acima e diriam "Nossa, como a Maísa, do SBT, está diferente nesta foto", e eu responderia "Diferente mesmo. Talvez seja porque essa não é a Maísa".

Maísa, apresentadora do SBT
A criança fofa e carismática da foto acima, como muitos devem saber, é a gloriosa atriz-mirim Shirley Temple (que hoje não é mirim de jeito nenhum), que atuou em alguns filmes infantis lá pela década de 1940, como O Pássaro Azul, onde mostrou todo seu talento. E Maísa Silva Andrade, a apresentadora mirim da emissora de televisão SBT, NUNCA conseguiria ter a metade da graça que Shirley Temple tem.
Muitos devem estar se perguntando "Nossa, mas elas são parecidas mesmo", o que é verdade. Também é coincidência que o titio Silvio Santos tenha deixado uma foto da Shirley Temple no camarim da Maísa e disse para os cabelereiros da garota se inspirarem na menina da foto na hora de criar um penteado para Maísa.

O que vemos aqui é um caso de falta de originalidade, uma coisa muito comum no mundo todo. No cinema, não é diferente. A falta de originalidade leva a pessoa a querer criar uma coisa criativa, e a falta de capacidade leva ao famoso plágio.

Lembrando que o plágio ocorre quando uma pessoa copia alguma coisa de outra sem lhe dar crédito. No caso da Maísa, não é plágio, pois todo o mundo já sabe que o titio Silvio tem essas excentricidades.
É triste ver que, atualmente, o cinema não é tão criativo quanto era antigamente, o que explica tanta adaptações de livros e games, refilmagens, diferentes versões de uma mesma obra... Em outros casos, há milhares de filmes com uma mesma história.
Vejamos agora dois diferentes casos de falta de originalidade no cinema...

Entrando numa Fria (2000)
Uma Comédia Nada Romântica (2006)
Uma Comédia Nada Romântica - OK, o objetivo do filme era satirizar comédias românticas. Mas isso foi tudo tão sem originalidade, que as cenas que tentavam satirizar ficaram parecendo cópias mal-feitas, até deixaram algumas falas dos filmes originais, e só adicionaram umas piadas sem-graças, como foi o caso da cena de jantar com os pais da noiva, sátira da cena de Entrando Numa Fria.
Pode Bater que ela é Francesa (2002)
A Malvada (1950)
  Pode Bater que ela é Francesa - OK, em muitos casos as pessoas não tem o objetivo de copiar... elas apenas criam achando que estão sendo originais, quando não estão. Mas, cá para nós, alguém percebeu algum elemento parecido com A Malvada
Enfim, são tantos casos, que se eu fosse listar todos, demoraria mais de três meses para terminar, o que prova como a situação está preta no mundo atual em questão a originalidade.
 



Nenhum dos motivos citados acima é plágio. Claro, existem muitos casos de plágio no cinema, mas não é ético comentar aqui.
Então, um conselho para todas as pessoas do mundo: seja em que área for (cinema, música, literatura, obras visuais e até sites e blogs), evitem copiar ideias dos outros. É crime, é feio e faz mal para a saúde. (:

Nenhum comentário: