terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Globo de ouro 2011: Os vencedores (E a polêmica, claro)

MELHOR FILME-DRAMA:

A REDE SOCIAL

Corram para o Facebook. O filme da criação da rede social e do homem do ano pela revista Time está com as mãos no Oscar, diria os dedos, pra ser exato. Mas será que o filme venceu no Globo de Ouro por simples merecimento ou para aproveitar a maré? Ano passado deu Avatar, enquanto todo mundo preferia Guerra ao terror... De qualquer jeito, A rede social é o queridinho americano do momento. Pelo menos até 27 de fevereiro.

MELHOR FILME-COMÉDIA/MUSICAL:

MINHAS MÃES E MEU PAI

Era a única comédia decente na categoria Comédia/Musical! Mas se ganhasse RED, eu entenderia o prêmio de melhor Trilha sonora...

MELHOR DIREÇÃO:

DAVID FINCHER (A rede social)

O Curioso caso de Benjamin Button continua a minha obra favorita do diretor, mas se ele perdeu as chances com o filme e com Clube da luta também, David Fincher já deve estar arrumando lugar na estante pro Oscar. Pobre Aronofsky e Christopher Nolan, ainda não é dessa vez, rapazes...

MELHOR ATOR-DRAMA:

COLIN FIRTH (O discurso do rei)

Esse prêmio foi tipo “Você foi injustiçado ano passado, agora toma essa consolação e não reclama. Agora sorria!”. Colin Firth entendeu isso, e vai sorrir ainda mais dia 27 de fevereiro.

MELHOR ATRIZ-DRAMA:

NATALIE PORTMAN (Cisne negro)

Sinceramente: Não pensei que ela poderia fazer melhor do que fez em Closer. A única que poderia superar a Natalie seria Jennifer Lawrence, por Inverno da alma. Natalie Portman foi e ainda é a atriz do momento, com honra e mérito.

MELHOR ATOR-COMÉDIA/MUSICAL:

PAUL GIAMATTI (Minha versão para o amor)

WTF? E quanto ao Johnny Deep? As fichas estavam apostadas nas suas duas chances, ele é um ator fantástico desde Edward- Mãos de tesoura (Talvez antes!), mas seria marmelada. E Paul Giamatti é o cara também, talvez agora com o prêmio ele ganhe os devidos olhares. Talvez, claro.

MELHOR ATRIZ-COMÉDIA/MUSICAL:

ANNETTE BENING(Minhas mães e meu pai)

Pobre Annette... Talvez tenha chegado à hora dela ganhar o Oscar pela carreira da atriz se não fosse uma tal de Natalie Portman. Pelo menos o Globo de ouro tá garantido pra ela, e muita coisa pra muita gente ainda vai ser decidido além de 2011...

MELHOR ATOR COADJUVANTE:

CHRISTIAN BALE (O vencedor)

Ignorado, praticamente, por O maquinista, de 2004, o atual Bruce Wayne não encontra rival esse ano. Vai ser uma das barbadas do Oscar, e sua atuação como o ex- boxeador de O Vencedor é de encher os olhos. Sem trocadilhos...

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:

MELISSA LEO (O vencedor)

Helena Bonham Carter, por O Discurso do Rei, ou Jackie Weaver , por Animal Kingdom? Melissa Leo, em O vencedor, interpreta a mãe dos personagens de Bale e Mark Wahlberg. O filme tem, provavelmente, a melhor atuação coletiva do ano.

MELHOR ROTEIRO:

AARON SORKIN (A rede social)

O roteirista venceu pelos diálogos. As situações judiciárias e os dilemas dos personagens não foram as melhores do ano, mas aquele diálogo entre Mark Zuckerberg e sua namorada na primeira seqüência fez todo mundo babar. E é uma história capitalista, ou seja... Impossível não ganhar!

MELHOR ANMAÇÃO:

TOY STORY 3

A única obviedade bem-vinda da noite. Fato!

MELHOR TRILHA SONORA:

A REDE SOCIAL

A Rede social tinha uma trilha sonora? Tinha? Ok... O discurso do rei e A origem, filmes que quase dependem de suas trilhas sonoras, não ganharam. Muito estranho...

MELHOR FILME ESTRANGEIRO:

IN A BETTER WORLD (Dinamarca)

O dinamarquês levou a melhor diante de Biutiful, a humanista co-produção México/Espanha de Alejandro González Inãrritu. Mais uma boa surpresa da noite.

O homenageado da 68º edição do Globo de ouro foi o ator Robert De niro. Não foi só um prêmio merecido, mas tardio por ele ser um monstro sagrado do cinema. Hoje em dia ele se contenta fazendo comédias de Sessão da tarde. Ele não precisa provar mais nada!

2 comentários:

Anônimo disse...

O que posso dizer desse Globo de Ouro?Decepção!Já se foram os tempos em que voçê não se desapontava ao ver a premiação da academia,reconhecer a qualidade dos filmes e lhe dar o que é de direito!É desanimador voçê ver diversas obras de arte perderem seu a chace de ser o filme do ano,para o que podemos chamar de.documentario sobre um futuro nerd bilionário)È,realmente os sites de relacionamento viraram frebre mundial,fizeram a cabeça da galera!

cleber eldridge disse...

Sem nenhuma surpresa, o mesmo deve se repetir no OSCAR -, mas confesso que não esperava ver a Melissa Leo ganhando ;D

Abrax!