domingo, 22 de novembro de 2009

Momento Nostálgico

Victor Tanaka

Quem nunca viu um filme para várias vezes seguidas? Ou não perdia a chance de ver quando passava na televisão, mesmo tendo a fita cassete, que assistia até furar ou o DVD até riscar? Todo mundo já teve aquele filme adorado na infância, do qual sabia todas as falas, imitava os personagens e até usava o papel higiênico do vilão do filme... Todo mundo já foi marcado por algum filme, e esses são os que mais dão essa nostalgia. Confira a minha lista:

5 - A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
Eu gosto da versão original de A Fantástica Fábrica de Chocolate, baseada no criativo livro do criativo autor Roald Dahl. Mas eu prefiro a versão com Johnny Depp, porque, assim como a versão dos anos 70 marcou milhares de crianças, essa me marcou. Johnny Depp excêntrico como nunca usando aquela cartola e aquela bengala, me faz lembrar de quando eu vivia imitando o personagem, adorava as músicas e assistia quase todos os dias. Eu sabia quase todas as falas do filme, e lembro das mais marcantes até hoje, como "Eu sempre achei que Veruca fosse um tipo de verruga que dava na sola do pé. Haha". Saudade...


4 - O Rei Leão (1994)
Esse não podia faltar na minha lista, pois foi, sem precisar pensar para dizer, o filme que mais vi durante minha vida. Eu via todo dia quando era bem pequeno, e até minha mãe já tinha decorado algumas falas. Aquela história shakesperiana, aqueles personagens encantadores e aquelas músicas inesquecíveis me fazem lembrar de um dos mais belos filmes que já vi. Timão era meu ídolo. "Eu rio na cara do perigo.". Nostalgia. Nostalgia.


3 - Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
Já foi o meu filme preferido. Aquele clima, aqueles personagens, aquele Severo Snape, aqueles feitiços, tudo isso me faz lembrar de uma das melhores época da minha vida: quando eu era totalmente fascinado por Harry Potter. Eu conhecida todas as magias, sabia o nome de todos os personagens, tinha lido todos os livros, tinha todos os DVDs e, mesmo assim, eu assisti quando passava no SBT. Eu e meus primos (e meu vizinho, indispensável), passávamos horas brincando de Harry Potter, sonhando em ser alunos de Hogwarts.  "Eu sabia que estaria aqui, Professora McGonagall." Nostalgia. Nostalgia. Nostalgia.

2 - As Aventuras da Turma da Mônica (1982)
Não sei como. Devo ter visto esse umas duas ou três vezes durante minha vida. Talvez por adorar a Turma da Mônica até hoje. Mesmo não tendo visto-o várias vezes como os anteriores, porém, esses dias, ao ver alguns videos deste no YouTube, algumas músicas e algumas cenas, senti um aperto no coração enorme, como nenhum outro filme tinha feito antes. Marcou minha vida sem eu perceber. O único problema é o mesmo que os outros filmes da Turma da Mônica sofrem - a péssima distribuição. Esse filme não foi, por exemplo, lançado em DVD (o que é injustíssimo, viu, Sr. Mauricio de Sousa?). Os recentes Cine Gibi's nunca chegarão ao ponto desse. "Querida, mamãe. Vou passar um tempo nas montanhas até que a turma sinta saudades de mim. Com carinho, Mônica."

1 - O Cão e a Raposa (1986)
Sem palavras para descrever a imensa sensação de saudade que esse filme me proporciona com qualquer cena.

Nenhum comentário: