terça-feira, 11 de maio de 2010

Entrevista com Andy Malafaya

Esta entrevista pertencia ao meu antigo blog, o VIPipoca Cine e foi feita no dia 01 de novembro de 2008. Hoje, vasculhando meu e-mail, encontrei e estou tendo o prazer de postar aqui agora.

ATENÇÃO: Essa entrevista foi feita há quase dois anos. Pode ser que nesse período, algumas coisas trnham mudado, portanto não leve nenhuma informação em conta com o período em que estamos agora.

Alexandre Malafaya é editor-chefe do site Cine Players. Vive no Rio de Janeiro e tem 29 anos. Faz faculdade de cinema e já começou até a gravar um curta, que estava sendo muito bem elaborado, mas o projeto foi aparentemente cancelado e/ou esquecido.



VICTOR: Qual foi o pior filme que você assistiu?
ANDY: Nossa, complicado dizer. Provavelmente eu sou o editor do site que vê mais porcarias. São muitas por mês [risos]. Lembro que o primeiro filme que me deixou realmente irritado foi aquele com o Jim Carrey, 'O Pentelho'. Mas dizem que são com os erros que a gente aprende. Espero estar aprendendo!

V: Como você entrou para o Cine Players?
A: Na época era o auge do Fotolog, e eu tinha um onde escrevia pequenas resenhas de filmes, descompromissadamente. O Rodrigo Cunha acessou certa vez, gostou e me convidou para integrar a equipe. O site estava apenas começando. Mas uma das minhas frustrações é não ter sido um dos fundadores. [risos]

V: Qual é o seu gênero favorito?
A: Não existe isso. Eu assisto de tudo, e quando paro para ver algo, vou com as melhores expectativas, sempre. Sou um otimista nato. E nesse mundo pós-moderno em que vivemos, quanto menos um filme for rotulado, melhor. É por isso que eu admiro muito o trabalho dos orientais como Tsai Ming-Liang e Kim Ki-duk. Eles não se prendem a fórmulas prontas. Ao mesmo tempo, sou um grande admirador de François Ozon, por exemplo, que pega as estruturas e as revisita de forma tão deliciosa. Cinema também é passado.

V: Que ator/atriz você mais gosta?
A: Ih, agora que minha reputação vai pro lixo, se é que existe alguma [risos]. Todo mundo que convive comigo sabe que eu fui loucamente apaixonado pela Sandra Bullock quando adolescente. Se disserem que essa paixão continua, eu nego até a morte! [risos].

V: Qual foi o filme mais triste que você assistiu?
A: Eu não sei exatamente qual foi o filme mais triste que já assisti. Posso citar alguns que me tocaram muito. Por exemplo, quando terminei de ver 'O Peso de um Passado', eu estava completamente entregue às lágrimas. Recentemente, 'O Segredo de Brokeback Mountain' surtiu em mim o mesmo efeito, quando o personagem Ennis Del Mar abotoa a camisa do Jack Twist. O importante é que essas emoções desafloram quando o cinema resgata em você esse tipo de emoção, seja o choro, o riso, o susto. Essa é a chamada magia do cinema.

V: Qual o primeiro filme que você assistiu no cinema e quanto tempo faz isso?
A: O primeiro filme que lembro de ter visto no cinema foi 'Willow - Na Terra da Magia', há muito tempo. 86, 87, por aí. Mais importante que essa data, pra mim, foi a primeira vez que fui ao cinema sozinho, para assistir 'Entrevista com o Vampiro', em 92, acho.  Mas minha mãe diz que me levava toda semana para ver filmes dos Trapalhões, quando criança.

Agradeço a Andy Malafaya por ter nos dado a honra desta entrevista. Você pode visitar seu perfil no site Cine Players, onde tem acesso a diversas informações a respeito do gosto cinematográfico de Andy clicando aqui.

Bom, é isso aí. =)

Um comentário:

Gian Le Fou disse...

Caramba, muto bacana isso. Saber um pouquinho mais sobre o Andy. =)

Abraço, Victor!