sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

TOP 10 - 2011

por Douglas Olive

Em um mundo perfeito, a nossa memória não iria nos trair e nos fazer esquecer de títulos que estrearam no começo do ano para empilhar na lista dos melhores, em 12 meses. 2011 termina, para o bem ou para o mal, amanhã, e chegou a hora de peneirar o que se deve, no caso, os 10 melhores filmes do ano em término. Confira:

10 - Tudo Pelo Poder
George Clooney encontrou seu ápice como diretor, totalmente seguro de si e implantando um tom perfeito para um filme poderoso, extremamente bem escrito e com um elenco de primeira.


9 -  Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 2
O final épico da maior e mais lucrativa saga da história do cinema, com batalhas que usaram todo o potencial do mundo criado por J.K. Rowling. Destaque para Alan Rickman.

8 - O Palhaço
Com inspiradas piadas, boas referências (Bye Bye Brasil) ótima fotografia e participações mais do que especiais no elenco, O Palhaço é o filme que faltava ao cinema em 2011: Um frescor de sinceridade.

7 - Histórias Cruzadas
Um filme sutil e que usa da própria sutileza para encantar, com temas universais e, infelizmente, atuais. Destaque para TODO o elenco, no filme com a melhor atuação coletiva de 2011.


6 - O Garoto da Bicicleta
Sempre no controle do que o interlocutor sentirá, em cada cena, o filme francês encanta pela falta de obviedade e em não poupar seus personagens assim, além de retratar temas batidos sem presunções alguma em termos de originalidade.  Filmaço que merece ser descoberto.

5 - Meia-Noite em Paris
Quem disse que Woody Allen perdeu a capacidade, ou se tornou um ex-diretor em atividade??? O filme contém uma boa atuação de Owen Wilson, só por isso merece respeito!

4 - Os 13 Assassinos
O grande filme de ação do ano, e vai além,  sem presunções, ao apresentar uma história limpa, divertida e reflexiva. Ainda vejo um potencial de Os 13 Assassinos melhorar com o tempo.

3 - A Árvore da Vida
As mais belas imagens de 2011, uma das mais impactantes fotografias do cinema e que certamente vai fazer o filme entrar pra história e ganhar o Oscar na categoria, mas A Árvore da Vida não é só isso: Existe pra mostrar o poder do cinema, e sem 3D pra isso - se bem que em algumas cenas não faria mal nenhum. 

2 - Habbemus Papan
A comédia do ano. O senso de politicamente incorreto e insegurança estampados dentro da igreja é de uma ousadia sem igual em 2011.


1 - DRIVE
Um fato: É difícil dizer todas as qualidades que o qualificam ao primeiro lugar, você precisa assistir pra sentir. Mas há algo subjetivo em Drive, impossível de se perceber numa primeira olhada, que merece ser discutido em prol do cinema. Melhor cena de 2011: O assassino fugindo do seu próprio assassino em direção ao mar, mas as ondas o trazem de volta para o seu destino final. FILMAÇO!


10 FILMES QUE TAMBÉM MERECEM SER LEMBRADOS:
  • Um Conto Chinês (Sebastián Borensztein)
  • O Levante (Raphael Aguinaga)
  • A Pele que Habito (Pedro Almodóvar)
  • Um Gato em Paris (Jean – Loup Felicioli, Alain Gagnol)
  • X-Men: Primeira Classe (Mathew Vaughn)
  • Além da Estrada (Charly Braun)
  • Rango (Gore Verbisnki)
  • Missão: Impossível 4 (Brad Bird)
  • Melancolia (Lars Von Trier)
  • Precisamos falar sobre Kevin (Lynee Ramsay)

Um comentário:

J. BRUNO disse...

Ainda não tive oportunidade e estou ansioso para conferir "Drive" e "O Palhaço", no entanto, acho que quero passar longe de "Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 2", cuja franquia definitivamente não conseguiu me cativar!

Eu colocaria, sem pestanejar, "Melancolia" entre os dez primeiros...

http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2012/01/insustentavel-leveza-do-ser-o-filme.html